MP 106/22 ampliou a margem de crédito consignado para segurados do INSS e autorizou a concessão de empréstimo nessa modalidade também para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 15/05/2022, às 17h10
O Governo Federal prorrogou o prazo de validade da Medida Provisória 1106/2022 para mais 60 dias, conforme publicação feita no Diário Oficial da União na última sexta (13). Essa MP ampliou a margem de crédito consignado para segurados do INSS para 40% e autorizou a concessão de empréstimo nessa modalidade também para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil. Contudo, a falta de regulamentação impede que bancos liberem empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Portanto, passados dois meses desde sua publicação, a MP não tem efeito prático para os cidadãos que ganham os R$ 400 do programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família, do governo anterior. O Ministério da Cidadania ainda precisa editar as regras para que as instituições financeiras ofereçam esse tipo de linha de crédito aos beneficiários em situação de vulnerabilidade social.
Quando disponibilizado, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser mais vantajoso do que outras opções existentes no mercado porque cobrará menos juros, uma vez que há a garantia de quitação do débito. Isso porque, no caso dos participantes do Auxílio Brasil, o desconto do valor referente à parcela do empréstimo será feito diretamente no benefício social, para fins de amortização da quantia devida ao banco. Portanto, quem obtiver esse empréstimo vai deixar de receber o Auxílio Brasil em sua totalidade. A escolha deve ser feita com consciência para não prejudicar o orçamento da família.
+Nova rodada do Auxílio Brasil tem início no dia 18 de maio; veja calendário
LEIA TAMBÉM
Outra linha de crédito já liberada pela União é a antecipação de do saque aniversário do FGTS. Quem opta por essa modalidade de acesso ao saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço recebe todo ano, no mês de nascimento, parte do dinheiro.
É possível pedir o pagamento antecipado de até 5 benefícios, sem ter que comprometer o salário, pois não há cobrança de prestações mensais. O montante solicitado é liberado de uma só vez, mas o pagamento será feito uma vez por ano ano, no mês de aniversário, quando o crédito cairá normalmente.
+Caixa libera saque do FGTS de R$ 1 mil para novos trabalhadores nesta semana; veja datas
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os requisitos para o pedido são:
Caso queira saber mais sobre esse crédito enquanto não é regulamentado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, clique aqui.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.