MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mulheres: eleitorado feminino representa a maioria dos eleitores em 2022

Mulheres representam 53% dos eleitores aptos a votar; número expressivo não reflete maior representatividade no poder, elas ainda são sub-representadas

Uma mulher de frente a uma cabine de votação
Uma mulher de frente a uma cabine de votação - Rovena Rosa/Agência Brasil - 53% das eleitoras do país são mulheres

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/08/2022, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As mulheres representam a maioria do eleitorado no país para as eleições de 2022, é o que aponta o levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos mais de 156,4 milhões de eleitores aptos a votar nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.

Entre os três maiores colégios eleitorais, o que consiste nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão concentrados quase metade dos votos do país, o que equivale a 42,64%. 

++++ Serviços domésticos, construção, comércio entre outras: veja as áreas que mais contratam

Veja eleitores nos maiores colégios eleitorais do país 

Sozinho, o Estado de São Paulo, representa 22,16% dos eleitores, há cerca 18,3 milhões de mulheres e 16, 2 milhões homens em condições de votar. Já em segundo no ranking, Minas Gerais tem um eleitorado formado por 8, 5 milhões de mulheres e 7,7 milhões de homens.

Ocupando o posto de terceiro maior colégio eleitoral brasileiro, os votos das mulheres somam 1 milhão a mais do que os homens. Neste caso, 6,9 milhões de votantes são do gênero feminino e 5, 9 milhões do masculino. Já ocupando a quarta posição, o Estado da Bahia concentra cerca de 11,2 milhões de eleitores. As mulheres correspondem a 52,5% dos votantes, enquanto os homens representam 47,5%.

Veja perfil e eleitores no exterior

De acordo com os dados do TSE, entre as eleitoras brasileiras, 5,33% têm de 35 a 39 anos, seguida das mulheres com idade entre 40 e 44 anos  com 5,32%. A faixa etária de 25 a 29 anos soma 5,2%. Entre 18 e 70 anos (quando o voto é obrigatório), eleitoras com 100 anos ou mais representam 87,4 mil.

No caso do exterior, as eleitoras estão em maioria. Das quase 700 mil pessoas que moram fora do país e se habilitaram para votar para o cargo de presidente da República, 59% são mulheres e 41% homens.

Vale ressaltar que esses números expressivos de mulheres ainda não refletem um maior número delas no poder. De acordo com o TSE, nesses espaços, elas ainda são sub-representadas. 

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.