MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Não recebeu a Restituição do Imposto de Renda 2022? Veja quando será pago o 4º lote

4º lote da Restituição do Imposto de Renda 2022 será pago no último dia deste mês, a Receita Federal irá liberar a consulta uma semana antes; confira

Um homem segura o celular com o programa da Receita Federal aberto
Um homem segura o celular com o programa da Receita Federal aberto - Shutterstock - Restituição do Imposto de Renda
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/08/2022, às 20h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Próximo da liberação da consulta ao 4º lote da Restituição do Imposto de Renda 2022, os contribuintes poderão na semana realizar a Consulta no site da Receita Federal para saber se tem valores a receber. 

O próximo pagamento está previsto para acontecer no dia 31 de agosto, como acontece normalmente, a Receita libera a consulta com uma semana de antecedência. Foram anunciados cinco lotes para 2022, três deles já foram pagos para 12,8 milhões de cidadãos que realizaram a entrega da declaração dentro do prazo estipulado pelo Fisco. 

Tiveram direito ao primeiro lote do IRPF as pessoas consideradas como prioritárias. Neste caso, os idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiência física ou mental ou de moléstia grave, e aqueles cujo magistério seja sua principal fonte de renda.

+++ PIB: pouco crescimento este ano e desaceleração da economia em 2023, aponta IFI

Aprenda a consultar o quarto lote da restituição 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta  e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Tem direito e não recebeu? 

O correntista do banco pode agendar o crédito dos valores, caso tenha direito a restituição e não recebeu, por meio do portal do BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Os valores das restituições são depositados na conta corrente que foi informada durante o preenchimento da declaração. Caso o crédito não esteja na sua conta corrente no prazo estipulado para o recebimento, os valores ficarão disponíveis em até um ano no Banco do Brasil. 

Calendário da restituição 

  • 1º lote: 31 de maio de 2022 - já pago 
  • 2º lote: 30 de junho de 2022 - já pago 
  • 3º lote: 29 de julho de 2022 - já pago 
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.