Enfermeiros do RJ convocaram nova paralisação, que terá duração de 24 horas, para próxima segunda-feira (26); categoria protesta contra suspensão do STF
Os enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro convocaram uma nova paralisação, que terá duração de 24 horas, para a próxima segunda-feira (26). A informação é da coluna Painel S.A., do jornal Folha de S.Paulo.
Essa é a segunda paralisação, os profissionais de enfermagem protestaram em todo o país nesta quinta-feira (22) contra a suspensão do piso da categoria. Enquanto os profissionais da saúde se mobilizam, deputados e senadores buscam uma fonte de recursos para viabilizar o aumento de gastos dos hospitais públicos e privados.
A paralisação aconteceu nas capitais Recife, Salvador, Natal, Belo Horizonte e Brasília, segundo informações da Rádio Câmara. Na capital do país, esses trabalhadores fizeram uma manifestação em frente aos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra a suspensão da lei que estabelece o reajuste.
No caso do Rio, segundo a diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Líbia Bellusci, ouvida pela coluna do jornal, a manifestação foi a maneira encontrada para pressionar o Congresso e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para aprovar fontes de custeio que possam garantir o reajuste.
LEIA TAMBÉM
O protesto está marcado para acontecer na frente do Hospital Pasteur, no Méier, bairro da zona norte da cidade. Uma outra paralisação da categoria na cidade aconteceu no dia 14.
+ Eleições 2022: saiba como justificar o voto 100% online
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pelo placar de 7x4 em manter a suspensão do piso da enfermagem no valor de R$ 4.750 no último dia 16 de setembro.
A suspensão atendeu o pedido liminar feito Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). Com a decisão, foi concedido o prazo de 60 dias para que possa ser encontrada uma solução no sentido de garantir o pagamento aos profissionais.
O texto já tinha sido aprovado pela Câmara e pelo Senado, que fixou em R$ 4.750 o teto do piso nacional de enfermeiros, o valor é correspondente ao cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem 70%, auxiliares de enfermagem 50% e parteiras 50%. Veja como fica os novos salários:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.