MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

"Novembrinho Azul": nova lei prioriza prevenção de saúde sexual e reprodutiva em meninos

Serão realizadas ações educativas voltadas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva em meninos com até 15 anos de idade. Saiba como a campanha vai funcionar

Gestores do SUS serão capacitados sobre  importância de tratamentos preventivos para meninos
Gestores do SUS serão capacitados sobre  importância de tratamentos preventivos para meninos - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/10/2023, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Aprovada pela Lei 14.694/2023 e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a campanha "Novembrinho Azul" agora é uma realidade no Brasil. A cada ano, durante o mês de novembro, serão realizadas ações educativas voltadas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva em meninos com até 15 anos de idade.

Essa iniciativa procura enfatizar a importância da prevenção de fatores de risco relacionados a doenças ligadas à saúde sexual e reprodutiva em meninos, abordando questões como a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), o autoexame dos testículos e consultas de rotina. O foco está em identificar problemas congênitos precocemente, o que pode reduzir complicações na vida adulta.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, indicam que as meninas buscam atendimento em unidades básicas de saúde em maior proporção do que os meninos.

+++ Estudo revela tendência crescente na mortalidade por câncer colorretal na América Latina

Gestores do SUS serão capacitados sobre  importância de tratamentos preventivos para meninos

Em 2019, 88,3% das meninas foram atendidas, enquanto apenas 85,2% dos meninos buscaram assistência médica. Essa diferença ressalta a necessidade de conscientizar os meninos sobre a importância da saúde preventiva.

As ações da campanha incluem a distribuição de material educativo abordando temas como dor, aumento testicular e promoção da vacina contra o HPV. Além disso, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) serão capacitados sobre a importância dos tratamentos preventivos para meninos, e profissionais de saúde receberão formação contínua para melhor atender a esse público.

O "Novembrinho Azul" visa a fortalecer a conscientização e a importância da prevenção em saúde sexual e reprodutiva entre meninos, garantindo um futuro mais saudável e melhor qualidade de vida.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.