MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Novidade no INSS: uso do transporte público pode substituir prova de vida!

Governo Federal estuda a possibilidade de incluir novo procedimento como substituição para a Prova de Vida do INSS; Saiba todos os detalhes

Fachada de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Fachada de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/07/2023, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está considerando a possibilidade de utilizar os sistemas de controle biométrico presentes nos transportes públicos como uma forma de os aposentados, pensionistas e outros beneficiários de auxílios federais comprovarem que estão vivos.

O presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, ouvido pela Agência Brasil, revelou que estão em discussão parcerias com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DF) para os segurados poderem realizar a prova de vida ao passarem pelas catracas de ônibus ou metrô equipadas com identificação biométrica. 

Essa medida tem o objetivo de simplificar o processo burocrático da prova de vida, oferecendo mais opções para os segurados comprovarem sua existência e continuarem recebendo os benefícios previdenciários.

Essa proposta está em fase de análise e poderá ser expandida para outras regiões no futuro. O INSS busca tornar a prova de vida mais acessível e menos complicada para os beneficiários, buscando alternativas inovadoras para essa comprovação.

+ ÓTIMA NOTÍCIA na próxima semana para aposentados que ganham até um salário mínimo

Veja procedimentos para a Vida de Vida do INSS 

Em 2023, houve uma mudança na forma como a prova de vida é realizada pelo INSS. Agora, o instituto realiza esse processo através do cruzamento de informações presentes em suas próprias bases de dados, bem como em registros de outros órgãos e entidades do governo federal. 

No início de fevereiro, o INSS emitiu uma portaria que detalha os procedimentos considerados válidos para comprovar que o beneficiário está vivo. Essas medidas foram implementadas visando simplificar e agilizar o processo de prova de vida, proporcionando mais segurança e comodidade para os beneficiários do INSS.

A seguir, veja os procedimentos que podem substituir a Prova de Vida do INSS, segundo levantamento realizado pela Agência Brasil. 

  1. Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou a outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  2. Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  3. Atendimento presencial nas agências do INSS e nas entidades ou instituições parceiras, desde que feito o reconhecimento biométrico e também no sistema público de saúde;
  4. Vacinação;
  5. Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  6. Atualizações no CadÚnico
  7. Votação nas eleições;
  8. Emissão/renovação de passaporte; carteira de motorista; carteira de trabalho; alistamento militar; carteira de identidade (RG) ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  9. Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  10. Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.