MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo golpe no Pix: Saiba como funciona e o que fazer para se proteger

Em novo golpe no Pix criminosos têm usado atualização de software para alterar QR Code e código de barras recebidos no e-mail; Veja como se proteger

Celular aberto com o site do Banco Central
Celular aberto com o site do Banco Central - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/03/2024, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo golpe no Pix tem deixado os brasileiros preocupados, os criminosos utilizam a atualização de software conhecido como “Reboleto” para cometer o crime, ele consegue alterar o QR Code e o código de barras recebidos no e-mail. Com isso, o valor pago passa a ser direcionado para a conta de terceiros sem que as vítimas percebam. 

Recentemente, uma nova ameaça ronda os e-mails dos brasileiros. Uma ferramenta conhecida como “Reboleto” está permitindo que criminosos editem e-mails, incluindo boletos em PDF, facilitando assim suas ações fraudulentas. 

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O chefe da equipe de analistas de segurança da empresa Kaspersky, Fabio Assolini, ouvido pelo portal iG, afirmou que a prática é um golpe muito perigoso por se tratar da edição fraudulenta do boleto diretamente na caixa de e-mail da vítima. 

+ Pix de R$ 339 mi em restituições do Imposto de Renda; Descubra se você tem direito

Saiba como golpe é aplicado 

  • Acesso à caixa de entrada - Os golpistas obtêm acesso aos e-mails das vítimas, muitas vezes através de vazamentos de dados, e conseguem alterar os boletos anexados remotamente, utilizando o protocolo IMAP;
  • Dificuldade de detecção - Ao contrário de outros golpes, como aqueles que apresentam erros ortográficos ou remetentes suspeitos, essa fraude não apresenta sinais visíveis de adulteração. O problema só se torna evidente no momento do pagamento, quando o nome do destinatário no boleto está diferente do esperado;
  • Ataque rápido e eficaz - A ferramenta Reboleto automatiza o processo de monitoramento de e-mails contendo boletos, possibilitando a edição rápida e sem a necessidade de infectar o computador da vítima com malware.

Saiba como se proteger 

  • Valide o destinatário - Antes de efetuar o pagamento de qualquer boleto, verifique cuidadosamente se o nome do destinatário corresponde ao da empresa ou credor original;
  • Reforce a segurança do seu e-mail - Ative a autenticação de dois fatores para dificultar o acesso de criminosos, adicionando uma camada extra de proteção à sua conta.

Fique atento a essas medidas de segurança para evitar cair em golpes de boletos fraudulentos e proteger suas finanças e informações pessoais.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.