MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo RG começa a ser emitido nesta terça (26). Veja mudanças no documento

Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a emitir o novo RG amanhã, expectativa é a de que outras unidades possam receber documento nos próximos dias

Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional
Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional - SSP - Novo RG passa a ser emitido nesta terça-feira (26)

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/07/2022, às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O novo RG começa a ser emitido nacionalmente a partir desta terça-feira (26) no Rio Grande do Sul, as demais unidades da federação que receberão o documento nos próximos dias são Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. 

O documento vem acompanhado de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone, que irá permitir validação eletrônica, além da possibilidade de saber se RG foi furtado ou extraviado.

A versão que será lançada na semana que vem também servirá de documento de viagem, porque foi incluído um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Valendo apenas nos postos imigratórios dos países do Mercosul.

+++ INSS: R$ 1,5 bi em atrasados liberados pela justiça. Saiba quem pode receber

Afinal, qual a validade do novo documento? 

O novo RG tem validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. No caso dos maiores de 60 anos, continuará valendo por tempo indeterminado.

Segundo o Ministério da Economia, "neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação”.

As demais unidades da federação poderão emitir o CIN até março de 2023. Até o momento, um único brasileiro pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.

Para os outros estados, os da primeira fase de emissão do documento citados acima, a expecativa é a de que possam receber o RG nos próximos dias, já que a ideia do governo é liberar aos poucos para cada estado. 

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou em 27 de junho, em cerimônia no Palácio do Planalto, os novos modelos de carteira de identidade e passaporte e entregou a nova remessa da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Veja as mudanças no documento

  • Versão online do documento com o QR Code;
  • Itens de segurança, como o Machine Readable Zone (MRZ) e outros itens específicos como marca d’água;
  • Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
  • Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
  • Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
  • Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.