MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo RG: documento começa a ser emitido na próxima semana; confira

Documento acompanha QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone e permite validação eletrônica; saiba mais sobre o novo RG

Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional
Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional - SSP - Novo RG

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/07/2022, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O novo RG começa a ser emitido nacionalmente a partir da próxima terça-feira (26) no Rio Grande do Sul, as demais unidades da federação que receberão o documento inicialmente são Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. 

O documento vem acompanhado de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone, que irá permitir validação eletrônica, além da possibilidade de saber se RG foi furtado ou extraviado.

A versão que será lançada na semana que vem também irá servir de documento de viagem, porque foi incluído um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Valendo apenas nos postos imigratórios dos países do Mercosul.

+++ Receita libera consulta de pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 

Afinal, qual a validade do novo documento? 

O novo RG tem validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. No caso dos maiores de 60 anos, continuará valendo por tempo indeterminado.

Segundo o Ministério da Economia “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

As demais unidades da federação poderão emitir o CIN até março de 2023. Até o momento, um único brasileiro pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.

Para os outros estados mencionados no início do texto, o documento ficará disponível para emissão oficialmente no dia 4 de agosto. No entanto, a chegada do novo documento será gradual. A ideia do governo é liberar aos poucos para cada estado. Por isso, uma lista com os estados escolhidos para a emissão já mencionada acima, foi organizada pelo governo federal. 

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou em 27 de junho em cerimônia no Palácio do Planalto, os novos modelos de carteira de identidade e passaporte e entregou a nova remessa da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Vantagens da nova carteira de identidade Nacional 

O documento unificado digital possui diversas vantagens, além de duas versões, uma digital e outra física. No caso da digital, ela pode ser obtida pelo aplicativo Gov.Br, mas somente após a emissão da carteira física. Veja vantagens: 

  • Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
  • Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
  • Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
  • Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.