MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Número de policiais civis com depressão atinge 74% da corporação. Entenda o motivo

Psicólogo destaca que os policiais civis precisam cuidar da saúde mental durante o exercício da sua função, visto que eles estão expostos a alto estresse e violência

Número de policiais civis com depressão atinge 74% da corporação. Entenda o motivo
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/10/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com uma pesquisa do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), divulgada na última quinta-feira (19), quase três em cada quatro policiais civis já apresentaram sintomas de ansiedade e depressão.

A pesquisa, que ouviu 328 policiais civis da ativa e aposentados, mostrou que 74,4% dos participantes relataram ter sofrido com esses problemas de saúde mental. No entanto, apenas 42,7% afirmaram ter procurado tratamento psicológico ou psiquiátrico.

O psicólogo Roberto Vinuales, que atende na Policlínica da PCDF, explicou que os policiais civis precisam cuidar da própria saúde mental, pois estão expostos a situações de alto estresse e violência. Ele recomendou que os policiais descansassem após os plantões e evitassem assumir tarefas extras que pudessem sobrecarregá-los.

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, disse que a sobrecarga de trabalho “é um fator que prejudica a saúde mental dos policiais civis”.

Os policiais civis estão esgotados. Eles trabalham sem parar para garantir a segurança da população, mesmo com o efetivo reduzido. Somos os responsáveis pela maior taxa de elucidação de crimes viol3ntos no país, mas estamos pagando um preço alto por isso”, afirmou.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.