O voto útil pode decidir as eleições 2022 já no 1º turno, que será realizado no próximo domingo (2). Veja personalidades que vão votar de forma estratégica
Com a proximidade das eleições 2022, que terá seu 1º turno já no próximo domingo, aumenta a quantidade de personalidades que declaram o chamado voto útil. Ontem (27), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu voto útil para Lula (PT), apesar de ter relatado processo do mensalão contra petistas lá atrás.
Mas, afinal, o que significa optar pelo voto útil? Em linhas gerais, é o mesmo que abrir mão de votar no candidato com o qual mais se identifica para votar naquele que tem mais chances de vencer o que você não quer que ganhe.
Tanto Bolsonaro quanto Lula já exploraram o voto útil em suas campanhas. Porém, o termo tem se popularizado, principalmente, entre os que não quererm que o atual presidente seja reeleito. Apesar de não ser petista ou defensor de Lula, muitos eleitores estão dispostos a votar nele para que as eleições 2022 seja encerrada já no 1º turno.
Isso porque as últimas pesquisas eleitorais, entre elas a Ipec, divulgada na última segunda (26) e a Genial/Quaest, publicada ontem (27), revelam que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) tem mais de 50% das intenções de votos válidos, excluídos os brancos e nulos. Sendo assim, Lula tem chances reais de vencer a disputa no domingo.
LEIA TAMBÉM
Diversos artistas participaram de dois vídeos publicados na semana passada, nos dias 21 e 23, com a campanha "Vira voto" para eleger Lula no 1º turno e não correr o risco de Bolsonaro ganhar em um eventual 2º turno. Confira abaixo alguns dos principais apoiadores que aparecem cantando "vire voto hoje, pense no amanhã" nos vídeos, poduzidos pela Mídia Ninja e pelo coletivo 342 Artes:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.