MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Ovos de páscoa com brinquedos devem ser comprados apenas com selo do Inmetro; entenda

Os ovos de páscoa com o selo do Inmetro é uma garantia de que o produto foi avaliado e testado pelo órgão para evitar acidentes desnecessários

PEDRO MIRANDA* | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 21/03/2022, às 20h10

Os ovos de páscoa com o selo do Inmetro é uma garantia de que o produto foi avaliado e testado pelo orgão.
Os ovos de páscoa com o selo do Inmetro é uma garantia de que o produto foi avaliado e testado pelo orgão. - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Com o período de páscoa chegando, a criançada fica de olho nos brinquedos, enfeites e acessórios infantis que podem vir dentro dos ovos. Um gesto que parece simples, mas que exige muita atenção por parte dos responsáveis, por oferece risco aos pequenos. O Inmetro alerta para que os produtos sejam comprados apenas com o selo do órgão.

Todos os ovos de páscoa com brinquedos devem ter o selo do Inmetro. E caso não tenha, precisa ser informado à instituição. O chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Hércules Souza, orienta que o consumidor deve observar a faixa etária indicada em cada brinquedo e ficar de olho em possíveis acidentes, que precisam ser notificados.

+++Renda extra: Pontos de cartão de crédito e milhas aéreas podem gerar lucro de R$ 10 mil

Atenção às irregularidades nos ovos de páscoa

O produto com o selo de garantia indica segurança, por trazer a certeza de que foi avaliado, testado e está em condições seguras de venda, sem expor o consumidor a riscos desnecessários. Em caso de acidentes, a denúncia deve ser feita ao órgão para que as regras de segurança sejam revistas e fiscalização das regras de segurança exigidas nas testagens dos itens.

A maioria das pessoas não costumam observar o selo em produtos, mas os responsáveis devem ficar atentos também aos ovos de páscoa artesanais que oferecem brindes. Porque seja qual for o tipo, só podem ser vendidos se tiver o selo do órgão.

Também deve ser observado se a idade da criança corresponde à idade na etiqueta do brinde. Outra questão importante é prestar atenção para identificar se as embalagens plásticas representam um perigo para as crianças, especialmente para aquelas com menos de três anos.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.