MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pandemia de covid-19 está acabando? OMS diz que casos mundiais caíram 16% na última semana

De acordo com o relatório da OMS, tanto o número de casos quanto a mortes provocadas pela covid-19 caíram consideravelmente no mundo na última semana

Pandemia de covid-19 está acabando? OMS diz que casos mundiais caíram 16% na última semana
Freepik

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/04/2022, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A quantidade de pessoas infectadas com o coronavírus está reduzindo aos poucos. De acordo com o relatório semanal da OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de casos de covid-19 no mundo, confirmados por testes laboratoriais, caiu cerca de 16% na última semana. Contudo, ainda há um alerta da entidade, visto que houve um aumento significativo na primeira quinzena de março. 

Apesar disso, a OMS explica que os dados devem ser interpretados com muito cuidado porque a taxa de teste para detectar a doença caiu em grande parte dos países. Além disso, há que considerar que diversos casos não são identificados, uma vez que eles não são detectados pelos sistemas de vigilância epidemiológica.

"Muitos países estão mudando progressivamente as estratégias de teste, resultando em menos diagnósticos e, consequentemente, menos casos detectados", aponta o relatório da organização.

No Brasil, os dados da John Hopkins University acusam que o país apresenta uma forte tendência de queda no número de infecção de covid-19 e já está no mesmo patamar do mês de agosto de 2021. O número de óbitos também está em movimento de baixa e já está com um número semelhante ao final de 2021. 

Divulgação de casos de covid-19 da JHUM

Sobre as mortes divulgadas, a OMS informa que o número de mortes globais atribuídas à covid-19 caiu consideravelmente na última semana, cerca de 43%. 

Divulgação de mortes de covid-19 da JHUM

Porém, essa redução é considerada "artificial", haja vista que na semana anterior havia pico de mortes por conta das alterações técnicas na contagem feitas em países como Estados Unidos, Chile ou Índia, que relataram casos correspondentes a meses anteriores.

Em números, os casos da semana passada chegaram a 9 milhões, enquanto 26 mil pessoas perderam a vida devido à doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, elevando o número total de infecções para 489 milhões e de mortes para 6 milhões desde o início da pandemia.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.