Em eleição indireta, o deputado Paulo Dantas (MDB) venceu o governo de Alagoas para o "mandato-tampão"; Dantas fica no cargo até 31 de dezembro. Veja
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 15/05/2022, às 17h39
A disputa para a cadeira de governador de Alagoas por meio das eleições indiretas teve o embate entre figuras políticas nacionais, como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). No entanto, o saiu vencedor o candidato apoiado por Calheiros, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que foi eleito governador de Alagoas para o "mandato-tampão", neste domingo (16). Saiba mais.
O mandato acaba no dia 31 de dezembro, até a escolha de um novo governador. Dantas foi eleito por votação indireta realizada na Assembléia Legislativa de Alagoas e obteve 21 votos, tendo como vice José Wanderley Neto (MDB).
+++ Aprenda a consultar a restituição do Imposto de Renda 2022; veja
Paulo Dantas derrotou o deputado Davi Maia (União Brasil), o candidato apoiado pelo grupo do presidente da Câmara. Maia obteve apenas um voto, nem a bancada do PP, de Lira, votou nele.
LEIA TAMBÉM
O embate entre Renan e Lira deve voltar nas eleições para governador em outubro. Já que Paulo Dantas será o candidato do senador e também tem o apoio do seu filho, o ex-governador Renan Filho, que renunciou ao governo para lutar por uma vaga no Senado. Lira apoia o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) para a disputa ao governo de Alagoas.
A chapa dos Calheiros, o MDB tem se pronunciado que irá apoiar o ex-presidente Lula (PT) para presidente. Já Lira aposta na reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PP).
Os Calheiros tem no apoio a Dantas para o "mandato-tampão" para que possa disputar o pleito no comando do governo estadual, o que poderá fazer com que ele cresça enquanto estiver no governo.
As eleições indiretas para o governo estadual foram realizadas porque o então governador Renan Filho (MDB) deixou o cargo em abril para concorrer às eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral. O vice-governador, Luciano Barbosa, deveria assumir, mas não está no cargo desde 2020, quando foi eleito prefeito de Arapiraca.
O próximo a assumir seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB), mas ele prefere convocar eleições indiretas porque, se tomar posse, não poderá concorrer à reeleição como deputado estadual.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.