MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aprenda a consultar a restituição do Imposto de Renda 2022; veja

Declaração do Imposto de Renda 2022 tem prazo final em duas semanas e segue até o dia 31; aprenda a consultar a restituição e confira o calendário

Um celular aberto com o site da Receita Federal embaixo de um teclado
Um celular aberto com o site da Receita Federal embaixo de um teclado - Agência Brasil - Restituição do Imposto de Renda 2022

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 15/05/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Próximo ao prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda 2022, que segue até 31 de maio. O cronograma de pagamento da restituição não foi alterado, mesmo com a mudança da data da entrega do IR. Saiba como consultar. 

O cronograma libera os primeiros lotes de restituição no dia do encerramento do prazo do IRPF 2022. Os contribuintes que entregam a declaração primeiro recebem a restituição no primeiro lote. No entanto, as pessoas com deficiência ou doenças graves e professores têm preferência no pagamento. 

As declarações que precisam ser alteradas passam a valer a data de retificação no sistema, com isso, a posição da fila da restituição irá mudar e, consequentemente, o contribuinte não receberá nos primeiros lotes. 

+++ Prazo para declaração do imposto de renda 2022 termina em duas semanas

Saiba como é feita a restituição do Imposto de Renda 2022

A restituição trata-se de um processo realizado pela Receita Federal em que é restituído o valor excedente do imposto pago ao longo do ano. Basicamente, os reembolsos são baseados em deduções fiscais que não se aplicam aos impostos retidos na fonte mensal.

Assim, o valor real cobrado é sempre menor, porém, empresas, empreiteiras e setor público não sabem exatamente quanto os cidadãos estão gastando em algumas áreas como educação e saúde. Assim, estas fontes de pagamento retêm o valor total do imposto devido, sem deduções, e encaminham esse valor para o IR.

Aprenda a consultar a restituição do Imposto de Renda 2022

Para saber se tem restituição do Imposto de Renda a receber, os contribuintes podem acessar o Portal e-CAC, ir até o "Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal". Nesta página, você precisará digitar o CPF, código de acesso e senha ou acessar com as informações cadastradas no gov.br. 

Logo após, é necessário acessar o menu  “Meu Imposto de Renda”, você será direcionado para uma nova tela. Agora, localize a função “Processamento” e clique em “Extrato de Processamento”, selecionando o ano de 2022 para consulta.

Veja calendário da restituição do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal prorrogou a entrega da declaração dos ganhos obtidos em 2021, que passou para 31 de maio. Veja calendário de restituição:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022
  • 2º lote: 30 de junho de 2022
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.