MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Pedido para estender prazo de emissão do título de eleitor é negado pelo TSE

O presidente do TSE lembrou que a alteração só poderia ser feita com atuação do Congresso Nacional. Prazo para emissão do título de eleitor termina hoje

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/05/2022, às 17h18

Prazo para emissão do título de eleitor termina hoje
Prazo para emissão do título de eleitor termina hoje - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, negou o pedido de extensão do prazo para que eleitores emitam, transfiram ou regularizem o título de eleitor. A solicitação havia sido feita na terça (3) por parlamentares. Fachin lembrou que o artigo 91 da Lei 9.504/97 prevê a suspensão dos procedimentos de registro eleitoral ou transferência por 150 dias anteriores à eleição.

“Nessa toada, qualquer alteração no aludido prazo demandaria alteração legal, exigindo a atuação do Congresso Nacional”, afirmou. O presidente do TSE acrescentou que o artigo 105, caput, e § 3º da mesma lei define “a data de 5 de março do ano de eleição como marco derradeiro à expedição de instruções ou alterações regulamentares”.

O pedido de extensão do prazo de emissão e regularização do título de eleitor foi motivado pela instabilidade registrada no Portal do TSE devido à alta demanda pelos serviços eleitorais nos últimos dias. Assinaram o documento, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), e os deputados federais Tábata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União Brasil-ES).

+++Restituição do Imposto de Renda 2022: Receita Federal alerta sobre novo golpe; saiba mais

TSE reforçou último dia para emissão do título de eleitor

Na resposta enviada aos deputados, o presidente Edson Fachin também agradeceu a preocupação com o cadastramento eleitoral, “o que revela a preocupação com os interesses dos cidadãos e com o Estado de Direito Democrático”. Fachin salientou ainda que o sistema eleitoral está pleno funcionamento.

O prazo para emitir, regularizar e transferir o título eleitoral termina nesta quarta-feira (4) às 23h59. Os cartórios eleitorais estão abertos para atendimento presencial. O atendimento via internet pode ser feito pelo Título Net.

Faltando dois dias para o fim do prazo estipulado pelo TSE para emissão do título de eleitor, mais de 380 mil solicitações foram feitas no site da instituição na segunda-feira (2).

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.