Bolsonaro poderá ser investigado no inquérito de “autores intelectuais” da invasão ao Distrito Federal, no último domingo (8). Ex-presidente teria influenciado eleitores de forma indireta
O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser incluído nas investigações dos ataques golpistas de bolsonaristas aos Três Poderes em Brasília. O anúncio foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta sexta-feira (13). Bolsonaro poderá ser investigado no inquérito de “autores intelectuais” da invasão no Distrito Federal, no último domingo (8).
A abertura desse inquérito foi pedida pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (12). Agora, caberá à presidente do STF, ministra Rosa Weber, analisar o pedido e decidir se abre a investigação contra Bolsonaro ou se encaminha o pedido para outro ministro da Corte.
De acordo com o g1, o pedido de quinta-feira não citava Bolsonaro, mas dizia que o órgão queria investigar todos os que fizeram ataques às urnas, insinuação de fraudes eleitorais, deslegitimação de quem venceu a eleição, ataques ao Supremo Tribunal Federal, “mesmo estando no exterior”.
+++ Dono da Havan e apoiador de Bolsonaro publica vídeo no qual diz torcer por Lula e pelo Brasil
LEIA TAMBÉM
Na quinta-feira, os procuradores da República pediram ao procurador-geral Augusto Aras, que investigasse Bolsonaro por incitação a crimes. Segundo os integrantes do MP, o ex-presidente se envolveu na disseminação de desinformação após o resultado da eleição presidencial, o que acabou influenciando aos atos de vandalismo.
Esta é a primeira vez que Bolsonaro é formalmente incluído em uma apuração ligada a atos terroristas de bolsonaristas golpistas aos palácios do STF, Congresso Nacional e Planalto.
Nesta sexta-feira (13), Bolsonaro alterou o perfil nas redes sociais, que ainda constava como presidente do país. Agora consta a informação de que ele foi o “38º Presidente da República Federativa do Brasil”. O banner de quando ainda era candidato à reeleição a com o número 22 ainda não foi retirado.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.