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PIS complementar de R$ 1.212. Saiba como consultar e sacar abono salarial

Ontem (17) foi liberado para 1,1 milhão de trabalhadores até R$ 1.212 do PIS complementar; veja todos os detalhes e saiba como sacar abono

Notas de dinheiro
Notas de dinheiro - Canva - PIS complementar
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/10/2022, às 18h05

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Mais de 1 milhão de trabalhadores receberam nesta segunda-feira (17) o PIS complementar no valor de R$ 1.212. Os valores são correspondentes aos anos anteriores e o valor médio a ser repassado está em torno de R$ 398,99.

No entanto, as parcelas podem variar entre R$ 101 a R$ 1.212, a partir do tempo trabalhado. Os pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) são realizados pela Caixa, já os beneficiários do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem no Banco do Brasil. 

Esses pagamentos são destinados aos beneficiários que solicitaram judicialmente a revisão de valor ou os pagamentos que não foram retirados durante os calendários que já foram encerrados, entre 2016 e 2020.

Veja se tem direito ao abono 

Tem direito a sacar o benefício, os trabalhadores com pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e tenha trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano anterior e remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Veja requisitos: 

  • Cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos
  • Receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos com carteira assinada no ano-base
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração
  • Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial

No caso do benefício, o valor é cumulativo de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base até chegar ao salário mínimo, que é fixado como teto do PIS e já segue o reajuste feito pelo Governo Federal anualmente. 

Saiba como consultar o PIS/Pasep 

O trabalhador deve acessar os aplicativos Caixa Tem ou Caixa Trabalhador, disponíveis para os sistemas Android e iOS, além do site oficial. Outra maneira de descobrir se tem valores para sacar é por meio do Portal Cidadão, que disponibiliza informações sobre benefícios e programas sociais. Para ter acesso, o trabalhador precisa do número do CPF e senha, a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador ou Auxílio Brasil. Esse atendimento também pode ser realizado pelos telefones: 111 ou 0800-726-0207.

Veja como sacar 

No caso da Caixa, o crédito será realizado diretamente em conta que o trabalhador possua na Caixa ou em conta poupança social digital aberta automaticamente em seu nome, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

Caso não seja possível abrir a conta digital, a Caixa afirma que o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. Vale ressaltar que os valores ficarão disponíveis para saque até o dia 29 de dezembro.

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