Prazo para alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto

Para se alistar nas forças armadas, o candidato deve ter completado os 18 anos do ano vigente e ter CPF

Redação
Publicado em 16/08/2021, às 09h51

Fila de soldados do Exército
Divulgação Governo de SP

As inscrições para se alistar nas forças armadas foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. O motivo para o adiamento do prazo é a necessidade do isolamento social promovida pela pandemia de covid-19. As inscrições podem ser feitas no site alistamento.eb.mil.br.

Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, transmitido pela TV Brasil, o diretor do Serviço Militar, general de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, afirmou que para fazer o alistamento, basta ter em mãos o CPF. De acordo com Martinelli, os candidatos devem se alistar no ano que fizerem 18 anos. “Se alistando, ele já vai estar aquele ano em dia com o serviço militar”, disse.

O general ainda destaca que o primeiro semestre do serviço militar é dedicado à formação como soldado, quando o aluno aprende conceitos como marchar e prestar continência. Numa segunda etapa, ele vai ter noções mais específicas do serviço militar, como paraquedismo, artilharia e comunicações, a depender da área para onde irá trabalhar.

Conforme relata Martinelli, o treinamento coletivo possibilita que, em caso de necessidade, quem prestou serviço militar seja convocado para desempenhar essas funções. Segundo Martinelli, a estratégia é usada por muitos países para que não seja necessário ter um efetivo permanente muito grande e oneroso. “Esse é um sistema mais barato, já que você não precisa ter um exército grande”, disse.

*trechos com reprodução da Agência Brasil

Comentários

Mais Lidas