Para ter direito ao empréstimo, o trabalhador deverá autorizar o saque-aniversário do FGTS para a instituição financeira cobrar o valor emprestado
Conseguir dinheiro emprestado com o “nome sujo” é uma das tarefas mais complicadas. Uma opção para ter essa grana é através do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Para ter direito a este produto bancário, a Caixa Econômica Federal informa que ele está disponível somente para quem aderiu ao saque-aniversário, que permite sacar parte do valor do fundo uma vez ao ano, no mês de aniversário.
Ademais, é preciso que o interessado tenha uma conta ativa ou inativa vinculada ao FGTS, ter uma conta poupança ou corrente da Caixa e que não tenha empréstimo em atraso com o banco estatal.
+Atualização do CadÚnico integra saúde e receita federal? Veja novidades
LEIA TAMBÉM
Sem a autorização do saque-aniversário, o trabalhador só poderá resgatar os recursos do FGTS em caso de demissão. Com o empréstimo, o cliente consegue antecipar até cinco anos do saque.
Apesar da oferta ser tentadora, é necessário ficar atento na cobrança de juros. A Caixa aponta que as taxas de juros são de 1,49% ao mês ou cerca de 17,88% ao ano. Essa operação também pode ser efetuada em outras instituições bancárias, mas a cobrança dos juros será diferente.
O pagamento da dívida ocorre com o valor do saque-aniversário, na data da parcela anual prevista para a modalidade, de acordo com calendário.
Para pedir o saque-aniversário do FGTS, o trabalhador deverá instalar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) em seu celular. No app, procure a opção do empréstimo do saque-aniversário do FGTS. Além disso, o pedido também pode ser efeito nas agências, Internet Banking Caixa ou até mesmo pelo aplicativo Caixa TEM (disponível para Android e iOS).
A antecipação pode ser efetuada no próprio aplicativo do Caixa TEM, no campo “simulação”, ou ainda por meio de outros bancos.
+++Acompanhe as principais informações sobre o empréstimo do saque-aniversário do FGTS na editoria de Sociedade do JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.