MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Precisa do certificado de vacinação para viagem? Veja como emitir no Poupatempo

Imunizados contra a Covid-19 no Estado de São Paulo podem obter o certificado de vacinação de forma 100% digital por meio do aplicativo ou do site do Poupatempo. Veja como emitir o documento

Certificado de vacinação: carteira de vacina com duas doses contra a Covid-19
Certificado de vacinação: carteira de vacina com duas doses contra a Covid-19 - Divulgação

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/03/2022, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quase 6 milhões de pessoas morreram em todo o mundo em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Só no Brasil foram ceifadas mais de 650 mil vidas. Uma das medidas adotadas para conter o avanço da Pandemia é a exigência do comprovante do ciclo de vacina para viajar. Imunizados no Estado de São Paulo podem obter o certificado de vacinação de forma 100% digital por meio do aplicativo ou do site do Poupatempo.

Para isso, é preciso criar login e senha, um procedimento realizado em poucos minutos. Após logar, basta ir em: Todos os serviços > Documentos Pessoais > Vacinação COVID-19. Na sequência, o sistema exibirá a carteira de vacinação, conforme a imagem a seguir:
carteira vacinação covid-19

Depois, é só clicar em "Download PDF", botão azul no final da página, para baixar o arquivo e salvar no computador. Prontinho, a partir disso é só imprimir o documento e apresentar no embarque. O certificado de vacinação contra a Covid-19 informa o nome completo e a idade do cidadão imunizado e detalhes das doses recebidas, com a indicação da fabricante, data e dados do profissional da saúde responsável pela aplicação.

Validação do certificado de vacinação

Além dos dados da pessoa imunizada e das doses aplicadas, o certificado de vacinação traz, ainda, um QR-Code e um código alfanumérico para a verificação da validade do documento, disponível por meio do aplicativo Poupatempo Digital ou do site do órgão paulista. Para efetuar a validação no portal é preciso seguir o passo a passo listado abaixo:

  • Acesse o portal poupatempo.sp.gov.br e faça login;
  • Vá em Todos os serviços > Documentos Pessoais > Vacinação COVID-19 > Validação do Certificação de vacinação > Validar Cetificado de vacinação;
  • Tenha em mãos o certificado de vacinação obtido no Portal Poupatempo;
  • Localize o código no certificado;
  • Informe o código do certificado de vacinação;
  • Sendo verdadeiro, o sistema exibirá a mensagem de validação: "Consta em nossa base de dados o certificado de vacinação gerado para fulano de tal".

De acordo com o Governo de São Paulo, o Estado já ultrapassou a marca de 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 aplicadas. Com 82,4% da população vacinada, São Paulo é líder em vacinação no Brasil, superando também os números de muitos países, como, por exemplo, Japão (79,53%), Itália (78,7%), França (77,56%), Alemanha (74,79%), Reino Unido (71,86%) e EUA (64,72%), quando comparada a população imunizada.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.