MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Presidente da Petrobras prevê autossuficiência em diesel automotivo com expansão de refinaria

Anúncio da Petrobras inclui a expansão da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Além de contribuir para a autossuficiência em diesel, prevê a geração de 30 mil empregos

Investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28 e está alinhado com o novo PAC
Investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28 e está alinhado com o novo PAC - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/01/2024, às 21h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, revelou que o anúncio da ampliação da capacidade de refino em Abreu e Lima, feito nesta quarta-feira (17), poderá levar o Brasil à autossuficiência em diesel automotivo. Prates aponta para três frentes de ação que culminarão nesse feito: a expansão da capacidade de refino, o aumento do uso de diesel R de origem vegetal pela Petrobras e o gradual aumento da mistura de biodiesel no diesel comercializado nos postos de combustível.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

"Assim, evidentemente, você ficará autossuficiente em diesel automotivo", afirmou Prates à CNN. Atualmente, aproximadamente um terço do diesel consumido no Brasil é importado, devido à falta de capacidade de refino para atender à demanda nacional.

O anúncio da Petrobras inclui a expansão da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, com um acréscimo de 13 milhões de litros diários na produção do diesel tipo S10. Essa expansão representa um aumento de até 40% na capacidade da Petrobras de fornecer o combustível ao mercado interno.

Além de contribuir para a autossuficiência em diesel, prevê a geração de 30 mil empregos

O investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28 e está alinhado com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Inserido no plano de negócios da estatal, que já foi anunciado, o projeto abrange um montante de US$ 17 bilhões em iniciativas de refino, transporte e comercialização.

A expansão de Abreu e Lima, além de contribuir para a autossuficiência em diesel, prevê a geração de 30 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativas da Petrobras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras participarão da cerimônia de lançamento do projeto de expansão amanhã.

Vale ressaltar que a construção da refinaria pernambucana foi alvo de investigações da Operação Lava Jato, que indicaram superfaturamento de contratos e desvio de recursos da obra. Apesar dos desafios enfrentados, o projeto foi concluído, superando o valor inicialmente previsto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.