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Prestou concurso público ou processo seletivo? Saiba como excluir seus dados do Google

Os concurseiros e cidadãos que participaram de processo seletivo agora podem excluir as suas informações pessoais da busca do Google; veja o passo a passo

Saiba como excluir seus dados do Google
Saiba como excluir seus dados do Google - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/05/2022, às 16h00

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Os cidadãos que prestaram concurso público ou participaram de processo seletivo agora ficarão mais tranquilos e terão mais segurança na internet, já que dados como cpf, e-mail e nome completo ficam disponíveis e são fáceis de localizar realizando uma busca no Google

O Google disponibilizou no último dia 27 de abril, uma ferramenta capaz de conseguir remover os dados pessoais dos resultados do site de busca mais conhecido do mundo. Por meio de um formulário, os usuários podem solicitar a remoção de seus dados pessoais, como CPF, números de contas bancárias, endereço, telefone e e-mail das buscas. 

Ao longo dos anos, a empresa vem mudando as políticas que incluem as informações pessoais do usuário em sua plataforma. Como resultado, algumas das regras relativas à disponibilização de dados pessoais, como números de telefone, e-mails, endereços, etc foram alteradas. 

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Afinal, como remover dados do Google?

Para solicitar a remoção dos dados pessoais do Google, os usuários passam por um processo de análise da plataforma. Após a solicitação, o site de busca garante esforços para que a solicitação seja honesta e não possa remover referências de registros públicos, é o caso de membros públicos, como políticos que não podem pedir a remoção de informações. Veja o passo a passo:

  • No formulário do Google clicando aqui;
  • Logo após, em “O que você deseja fazer?”, escolher a opção: "Remover informações encontradas na Pesquisa Google";
  • O usuário precisa informar o que deseja remover que estão "Nos resultados de pesquisa do Google e em um website";
  • É necessário indicar que já entrou em contato com o proprietário do site (webmaster);
  • O próximo passo é clicar em "Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares".

A empresa explicou que antes de excluir as informações das buscas irá avaliar o conteúdo da página para que a ação não possa limitar o acesso de outros usuários a informações úteis. "Também avaliaremos se o conteúdo aparece como parte do registro público nos sites do governo ou de fontes oficiais. Nesses casos, não faremos remoções", informou a plataforma.

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