MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prévia do PIB apresenta segunda queda consecutiva na atividade econômica; confira

A prévia do PIB é um dos indicadores utilizados pelo Copom para avaliar os futuros movimentos sobre taxa básica de juros

Prévia do PIB apresenta segunda queda consecutiva na atividade econômica; confira
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/07/2022, às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Depois de um começo de ano animador, a atividade econômica do Brasil registrou uma queda de 0,11% em maio, em comparação com o mês de abril. Esta já é a segunda queda seguida do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), do Banco Central (BC ou Bacen), que foi divulgado na manhã desta quinta-feira (14). Este indicador é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Ou seja, ele indica como está se comportando a economia do Brasil mês a mês. 

Em abril, a prévia do PIB já tinha caído 0,44% em comparação com março, quando teve alta de 1,09%. 

Por outro lado, o IBC-BR tem um crescimento de 2,08% no acumulado do ano de 2022. Ao fazer o acumulado dos últimos 12 meses, os números são melhores, com 2,66%.

+Imposto de Renda 2023 pode alcançar os mais pobres no ano que vem; entenda

A atividade econômica atual está com os números melhores do que a projeção feita pelo Boletim Focus, que reúne os dados das principais instituições financeiras do país. Na última publicação, o mercado financeiro prevê um PIB crescendo 1,59%. Apesar de ser mais baixo que o IBC-BR, ele apresentou alta pelo segundo mês consecutivo. 

Os dados são dessazonalizados, ou seja, desconsideram diferenças de feriados e de oscilações da atividade econômica, típicas de determinadas épocas do ano.

Prévia do PIB pode induzir nova taxa de juros

Um dos indicadores utilizados pelo Copom (Comitê de Política Monetária) para avaliar as decisões da taxa básica de juros, a Selic, é a prévia do PIB. Atualmente, ela está em um patamar bastante elevado, em 13,25% ao ano.

O indicador incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

Segundo o BC, o IBC-Br terminou o trimestre do ano com variação positiva de 0,92%, também considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com maio de 2021, o Índice de Atividade Econômica apresentou alta de 3,74%. Assim, chegou a 141,97 pontos.

*com informações da Agência Brasil e do Banco Central

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.