A Seleção do Canadá retornou a Copa do Mundo 2022 após 36 anos fora da competição; primeiro gol da história foi feito por um refugiado; saiba mais
O primeiro gol do Canadá em Copas do Mundo foi feito por um refugiado, com o feito, Alphonso Davies entrou para a história após marcar de cabeça contra a Croácia na primeira rodada do Grupo F do Catar, que também estão as seleções Bélgica e Marrocos.
Davies é lateral-esquerdo e ponta do Bayern de Munique, além de ser o principal jogador de sua seleção, que conseguiu retornar à competição após 36 anos. Neste caso, essa é a segunda participação da seleção canadense na maior competição de futebol do mundo, a primeira aconteceu em 1986.
+ Enem 2022: LIBERADO o calendário do Sisu 2023; confira
O refugiado que é considerado o melhor lateral-esquerdo do mundo é filho de liberianos, que tem em sua história crises políticas e um quase abandono da carreira de jogador precoce. Para escapar das guerras no país, seus pais precisaram fugir para um campo de refugiados de Buduburam, em Gana. O lateral nasceu na localidade em 2000.
LEIA TAMBÉM
Com o apoio de um programa do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), os pais junto com Davies, que é Embaixador Global da Boa Vontade, foram para o Canadá. Por lá, ele passou a praticar esportes e ganhou destaque no futebol, sendo contratado pelo Vancouver Whitecaps, da MLS, aos 15 anos. Após a naturalização, a convocação veio em seguida.
OUR FIRST EVER @FIFAWorldCup GOAL! 🔥
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) November 27, 2022
IT HAD TO BE HIM!#WeCANpic.twitter.com/ykjzz9ykGr
O Bayern de Munique contratou o principal jogador do Canadá por 10 milhões de euros, antes dele ganhar a maior idade, o que passou a ser considerado com uma das maiores vendas da história do time alemão. Por ele, venceu a Liga dos Campeões 2019-2020.
Mesmo com o sucesso em sua carreira como jogador de futebol, ele passou foi diagnosticado com miocardite, uma doença cardíaca inflamatória, o que fez com que Davies passasse por um susto em 2022 e ficasse longe dos gramados por dois meses. Ele conseguiu se recuperar e voltou a jogar.
Atualmente, o lateral é um dos principais nomes do Bayern e o jogador mais importante do Canadá, que se consagrou na história ao marcar o primeiro gol de sua seleção em Copas.
*Com informações do Jornal o Estado de São Paulo
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.