MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Produção de grãos no Brasil caminha para mais um crescimento histórico

A estimativa é de que nos próximos dez anos a produção de grãos no Brasil deve aumentar mais de 24%, o que é equivalente a 75 milhões de toneladas

Produção de grãos no país deve ter crescimento histórico
Produção de grãos no país deve ter crescimento histórico - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/07/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A produção de grãos no Brasil caminha para mais um crescimento histórico, a estimativa é de que nos próximos dez anos deve aumentar mais de 24%, o que é equivalente a 75 milhões de toneladas a mais, chegando a 379 milhões de toneladas. 

Segundo o Ministério da Agricultura (MAPA), as projeções do agronegócio, desenvolvidas em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), apontam para uma expectativa de crescimento anual de 2,4%. 

Esse crescimento será impulsionado principalmente pelos setores de soja, milho e algodão, com destaque para as regiões centro-oeste e sul do país. Contudo, é importante notar que esse aumento na produção agrícola resultará em um crescimento correspondente na área destinada ao plantio de grãos. 

Ao considerar as projeções para a produção de grãos no país, aproximadamente 15 milhões de hectares adicionais serão dedicados ao cultivo dessas culturas.

+ Ministro Flávio Dino quer reestruturação na Polícia Federal e PRF

Expansão pode ter impacto ambiental

O coordenador geral de Políticas do Ministério da Agricultura (MAPA), José Garcia Gasques, reconhece que a expansão da produção agrícola pode ter algum impacto ambiental, mas ele acredita que esse impacto será mínimo por existirem alternativas para ampliar a área de cultivo sem recorrer ao desmatamento.

Segundo o MAPA, o aumento na produção de grãos será alcançado por meio da utilização de "áreas atualmente degradadas". O estudo conduzido pelo MAPA em parceria com a Embrapa aponta para um significativo "potencial de crescimento do setor, que deverá ocorrer, principalmente, com base na produtividade", mas enfatiza que isso requer investimentos em pesquisa.

O coordenador geral de Políticas destaca que os produtores brasileiros estabeleceram como regra não cultivar soja em áreas desmatadas. Ele menciona que o país possui um conjunto de regulamentações para controlar o desmatamento ilegal, mas ressalta que é crucial intensificar o controle e a fiscalização para garantir o cumprimento dessas regras.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.