Após acordo firmado entre professores e governo federal neste domingo (23) greve da educação em universidades e institutos federais é encerrada
Após cerca de 60 dias de paralisação, professores de universidades e institutos federais de ensino, em conjunto com o governo federal, chegaram a um acordo que põe fim à greve.
O termo de acordo foi firmado no último domingo (23) e será oficializado na próxima quarta-feira (26). O retorno às aulas está previsto para esta segunda-feira (24), com a greve se consolidando totalmente até o dia 3 de julho.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Embora as reivindicações dos professores não tenham sido atendidas na íntegra, o acordo representa avanços importantes, segundo o Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).
LEIA TAMBÉM
Além disso, ainda sobre o acordo firmado entre o governo e os docentes, o sindicato destaca que os termos refletem a força da mobilização da categoria e abrem caminho para conquistas futuras.
Devido às restrições orçamentárias, o governo federal propôs reajuste zero para os professores em 2024. Para compensar essa medida, foi oferecida uma elevação gradual do reajuste linear até 2026.
Veja o que prevê o novo acordo:
+ Novo pagamento do Pé-de-Meia para estudantes do Ensino Médio nesta segunda-feira (24); Veja
Apesar de reconhecer os avanços conquistados, o Andes-SN ressalta que a greve atingiu seu limite e que a luta por melhores condições para a categoria continuará em outras frentes.
O acordo entre professores e governo federal abre um novo capítulo na busca por um ensino público de qualidade no Brasil. As medidas acordadas representam um passo importante na direção de garantir melhores condições de trabalho para os docentes e, consequentemente, um ensino de excelência para os estudantes.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.