MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Programa fornece chip com internet grátis para estudantes; Veja quem tem direito

Cerca de 34 milhões de brasileiros são desconectados porque não têm acesso à internet grátis ou paga. Saiba mais sobre o Programa Internet Brasil, que será lançado amanhã (17)

Internet grátis: chip que dá acesso à internet
Internet grátis: chip que dá acesso à internet - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 16/06/2022, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira, 17 de junho de 2022, o governo federal vai lançar o Programa Internet Brasil, conforme adiantou a secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quarta (15). Por meio dele, serão distribuídos chips com internet grátis para estudantes de todo o país.

O acesso à internet é considerado um direito humano e fundamental, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). A inclusão digital permite a promoção dos direitos, como a liberdade de expressão e de acesso à informação. No contexto de ensino, a ferramenta é essencial para a qualidade do aprendizado.

A pandemia da Covid-19 deixo ainda mais nítida a importância da internet, pois muitos só puderam continuar os estudos por via online, já que foi adotada a educação a distância nos momentos de restrição de circulação. Porém, segundo estudo do Instituto Locomotivas e da empresa de consultoria PwC, cerca de 34 milhões de brasileiros não têm acesso à internet.

+Novo golpe do Pix: conheça como os criminosos agem e não seja enganado

Internet grátis: quando começa?

Nesse primeiro momento, ainda em fase piloto, o benefício será concedido para alunos de cinco cidades do nordeste:

  • Caicó (RN);
  • Mossoró (RN);
  • Caruaru (PE);
  • Petrolina (PE);
  • Juazeiro (BA); e
  • Campina Grande (PB).

A implantação deve ocorrer de forma gradual, a depender da disponibilidade de recursos, dos requisitos técnicos para a oferta do serviço, dentre outras necessidades definidas pelo ministério. Porém, de acordo com Nathalia Lobo, todas as escolas do país estarão conectadas à internet até o final de 2022. Serão distribuídos chips, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos estudantes, principalmente celulares.

Quem terá direito à internet grátis?

Vão receber o chip com internet grátis banda larga os estudantes que cursam a partir do 3º ano do ensino fundamental ou que estejam no ensino médio, desde que façam parte do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal.

Vale ressaltar que o acesso gratuito à internet por meio do Programa Internet Brasil poderá ser concedido a mais de um estudante da educação básica da rede pública de ensino por família.

Veja abaixo a entrevista da secretária do Ministério das Comunicações com mais detalhes sobre o programa:

*com informações da Agência Brasil

+Jovens podem receber benefício de R$ 540 por mês. Veja quem tem direito

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.