MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo golpe do Pix: conheça como os criminosos agem e não seja enganado

Com o surgimento do Pix, sistema de pagamento do Banco Central, receber dinheiro ficou muito mais rápido, mas a facilidade tecnológica abriu margem para o golpe do Pix. Entenda

Golpe do Pix
Golpe do Pix - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 15/06/2022, às 20h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o surgimento do Pix, sistema de pagamento do Banco Central, receber dinheiro ficou muito mais rápido, eliminando a necessidade de informar agência, conta corrente ou poupança e CPF para a transferência entre contas bancárias. Basta repassar ao pagador a chave Pix, que pode ser o CPF/CNPJ, e-mail ou número do telefone celular, para receber na mesma hora o valor devido. A facilidade abriu margem para o golpe do Pix.

Criminosos se aproveitam dessa ferramenta tecnológica que permite o pagamento em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, para aplicar golpes nas pessoas. Após o golpe do Pix do Dia das Mães, que consistia na promessa de receber Pix de R$ 50 ao clicar em link malicioso, uma nova fraude está sendo aplicada por estelionatários: o golpe do Pix agendado.

Como funciona o novo golpe do Pix?

Você já deve ter visto a possibilidade de agendar a transferência de determinada quantia via Pix. Ocorre que golpistas viram nessa opção uma forma de lesar vítimas: é o golpe do Pix agendado. Eles contratam serviços ou compram produtos, mas ao invés de pagarem na hora, programam a transferência para data futura.

Na sequência, manipulam o comprovante com aplicativos de edição de imagem para omitir o agendamento e enviam ao vendedor como se a transferência já tivesse sido feita. Assim, conseguem o produto, mas na sequência cancelam o agendamento e a pessoa que já entregou o item fica no prejuízo, sem receber o dinheiro. Algumas atitutes podem evitar cair nesse golpe:

  • não entregue o produto sem ver o comprovante de transferência;
  • leia atentamente o comprovante de Pix antes de realizar o serviço contratado, pois pode ter sido manipulado;
  • aguarde o recebimento da mensagem do banco com a confirmação da transferência;
  • o criminoso pode dar a desculpa de que a mensagem não chegou por problema no sistema bancário, não acredite;
  • para ter certeza do pagamento, acesse a sua conta bancária na hora para confirmar se o valor foi creditado via Pix.

Vale ressaltar que o comprovante de transferência Pix sempre contém os seguintes dados: número de ID ou transação; valor da transação; data e hora; descrição da transação; informações do destinatário; e dados do pagador. Na ausência de qualquer uma das informações, desconfie porque pode ser o golpe do Pix agendado ou outra forma de lesionar você.

+Quer morar em Portugal? País cria visto para estrangeiro procurar trabalho

Fiz um Pix por engano e agora?

Outra situação que não envolve golpe do Pix, mas pode fazer seu dinheiro ir parar nas mãos de quem não deveria é fazer a transferência Pix por engano ao digitar a chave errada. A transação via Pix só pode ser cancelada antes da confirmação do pagamento, de acordo com o Banco Central, pois a liquidação ocorre em tempo real. No entanto, se acontecer essa situação com você, deve negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix para todos os usuários e é feita por quem recebeu a quantia de forma indevida.

Ao concluir uma transação no Pix, um comprovante é gerado. No comprovante consta o número da ID/Transação, o valor, a data e a hora, a descrição da transação e as informações do destinatário - aquele que recebeu o Pix por engano. Assim, basta entrar em contato diretamente com a pessoa, caso a chave Pix seja o celular ou o e-mail, por exemplo, e pedir que faça a devolução.

+Concursos abertos no Brasil: veja as principais novidades da semana

Caso o recebedor não retorne ou se negue a fazer o estorno do Pix por engano, orienta-se que registre a ocorrência no seu próprio banco e também no banco do destinatário. Porém, as instituições financeiras só podem usar o Mecanismo Especial de Devolução do Pix em caso de fraude ou falha operacional do sistema (quando o banco transfere o valor duplicado, por exemplo). Nessas situações, o valor transferido fica bloqueado até que os bancos concluam a análise. Constatada a fraude ou a falha, o dinheiro é devolvido pelo próprio banco ao pagador.

Outra saída é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e ingressar com uma ação Cível para obter o valor de volta, como foi feito no caso do Pix da Globo.

++++Acompanha as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.