MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Programa Mais Médicos ajuda estudantes a quitar o FIES. Saiba como funcionará o programa

O programa Mais Médicos tem o objetivo de alocar médicos em regiões com baixa demanda de profissionais da área da saúde

Programa Mais Médicos ajuda estudantes a quitar o FIES. Saiba como funcionará o programa
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/03/2023, às 22h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira (20), o governo federal relançou o programa Mais Médicos, com a abertura de 15 mil novas vagas. O programa criado em 2013, conhecido como "Mais Médicos" e que contratava principalmente médicos cubanos, foi renomeado para "Mais Médicos para o Brasil". 

Agora, o programa também inclui outras áreas da saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e tem como objetivo priorizar a contratação de profissionais brasileiros.

+O que foi notícias no JC Concursos? Confira as 5 principais notícias do dia

Neste ano, serão disponibilizadas 15 mil novas vagas, sendo que 5 mil delas serão abertas por meio de edital ainda em março. As outras 10 mil oportunidades serão oferecidas por meio de um modelo que requer a contrapartida dos municípios, garantindo um menor custo para as prefeituras e uma maior agilidade na reposição dos profissionais. 

Além disso, esse formato oferece condições para que os profissionais permaneçam nessas localidades por mais tempo, segundo o governo federal.

Mais Médicos: estudantes podem quitar Fies com o programa

Uma das novidades de 2023 é que os estudantes de medicina poderão usar o programa Mais Médicos para quitar parte do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os médicos aprovados e que cumprirem o programa de residência em áreas remotas também receberão incentivos.

O governo federal tem como objetivo ampliar a formação de médicos especializados em família e comunidade, profissionais que prestam atendimento em unidades básicas de saúde. Além disso, os médicos aprovados que participarem do programa de residência em áreas remotas também receberão incentivos.

+Cerca de 1 milhão de canetas de insulina perderam validade no governo Bolsonaro; prejuízo de R$ 15 mi

Durante a solenidade de retomada do programa, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os profissionais que se formaram em medicina e tiveram contratação pelo Fies poderão receber um bônus de até 80% do valor das bolsas pagas pelo Mais Médicos pelo Brasil. Esse incentivo foi criado para combater a grande rotatividade dos médicos no programa.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil  no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.