MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Prouni: prazo para inscrições encerra hoje, não perca essa oportunidade!

Na edição do primeiro semestre de 2023, o Prouni tem uma oferta de 288,11 mil bolsas de estudos, sendo que a grande maioria delas são integrais

Prouni: prazo para inscrições encerra hoje, não perca essa oportunidade!
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/03/2023, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Hoje (03) é a última chance para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal. O prazo de inscrições iniciou na terça-feira (28) e os estudantes interessados devem acessar a página do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação.

A divulgação do resultado da primeira chamada está programada para o dia 7 de março, e os candidatos selecionados deverão realizar suas matrículas entre os dias 7 e 16 de março, mediante comprovação das informações fornecidas na inscrição. Por sua vez, a divulgação do resultado da segunda chamada está prevista para o dia 21 de março, com prazo para matrículas entre 21 e 30 de março.

+Sistema Valores a Receber tem 11 milhões de acesso; Maioria não achou dinheiro esquecido

Nesta seleção, haverá um total de 288.112 bolsas disponíveis, sendo 209.758 bolsas integrais e 78.354 bolsas parciais.

Caso o estudante não seja selecionado nas chamadas regulares, ainda é possível participar da lista de espera do programa. Para isso, é necessário manifestar interesse nos dias 5 e 6 de abril. A divulgação dos resultados da lista de espera e o prazo para matrículas acontecerão entre os dias 10 e 19 de abril.

+Nova vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa; Saiba como funciona

O que é o Prouni?

O Prouni foi criado em 2004 com o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em universidades particulares para estudantes brasileiros de baixa renda. O programa é destinado a estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas, desde que na condição de bolsistas integrais.

Para se candidatar ao Prouni, é necessário que o estudante tenha feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e obtido uma pontuação mínima pré-estabelecida pelo programa. Além disso, é necessário atender a alguns requisitos de renda familiar.

+Agora é oficial! Veja TODOS os benefícios concedidos pelo Bolsa Família 2023

Os estudantes selecionados para o Prouni podem optar por cursos em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, direito, administração, ciências contábeis, entre outros. As bolsas integrais cobrem 100% do valor da mensalidade, enquanto as bolsas parciais cobrem 50% do valor.

O Prouni é uma oportunidade para estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma universidade particular realizarem o sonho de obter uma formação superior. Desde sua criação, o programa já beneficiou milhões de estudantes em todo o Brasil, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior no país.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.