O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez uma enquete para saber se os brasileiros queriam a volta do horário de verão
O verão é uma das épocas do ano mais esperadas pelo brasileiro. Oficialmente, a estação começa no dia 21 de dezembro e terminará no dia 20 de março de 2023.
Com a eleição do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a expectativa era a volta do horário de verão, mas ele não retornará agora em 2022, pois precisa de um decreto presidencial.
O próprio Lula fez uma enquete em seu Twitter para avaliar o retorno do horário de verão, que teve o sim 66,2% dos votos.
Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2022
Apesar da preferência do futuro presidente, o horário de verão já estava diminuindo aos poucos nos últimos anos.
LEIA TAMBÉM
+Quina: ninguém acerta as dezenas e prêmio fica acumulado em R$ 1,3 milhão
O horário de verão foi instituído no Brasil pela primeira vez em 1931, mas ele ocorria de forma intermitente. A adoção do horário de verão regular foi adotado a partir de 1985 e seguiu até 2018.
Até o ano de 2007, a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas somente por um decreto presidencial. No ano seguinte, o então presidente Lula assinou um decreto para instituir o horário de verão no terceiro domingo de outubro e terminar no terceiro domingo de fevereiro.
Mas em 2017, surgiu um projeto de lei na Câmara dos Deputados para encerrar o horário de verão com a justificativa de que houve alterações no perfil de uso de energia da população brasileira.
+Governo Lula quer reajuste do salário mínimo acima do esperado já em 2023
Ainda em 2017, o presidente Michel Temer assinou um decreto que reduziu em duas semanas o horário de verão em 2018. Assim, ele começaria no primeiro domingo de novembro ao invés de outubro. A redução era um pedido do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que tinha a função de agilizar a apuração dos votos nas eleições, dado que a medida diminuía a diferença de fusos horários entre os diferentes estados.
Até que em 2019, o presidente Jair Bolsonaro encerrou o ciclo do horário de verão no Brasil. A justificativa dele é que os estudos indicam que o adiantamento nos relógios passou a não fazer diferença na economia de energia, além de trazer males ao ciclo biológico da população.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.