MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quer fazer boa ação e ganhar isenção em concurso público? SP precisa de sangue

O estoque do Banco de Sangue do Estado de São Paulo está baixo para alguns tipos sanguíneos. Além de contribuir para salvar vidas, a ação pode render isenção da taxa de inscrição em concurso público

Bolsa de sangue pendurada
Bolsa de sangue pendurada - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/10/2023, às 15h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a chegada do feriado prolongado, o Banco de Sangue do Estado de São Paulo, operado pela Fundação Pró-Sangue e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz um apelo à população para comparecer aos postos de coleta mais próximos e doar sangue. Além de contribuir para salvar vidas, a ação pode render isenção da taxa de inscrição em concurso público.

A demanda por transfusões aumenta significativamente durante esses períodos, uma vez que o volume de circulação de pessoas nas estradas eleva o risco de acidentes. De acordo com informações da Diretora de Relações Externas e Intercâmbios da Fundação Pró-Sangue, Carla Luana, nos feriados, os estoques de sangue tendem a diminuir consideravelmente, chegando a uma redução de 30 a 40%.

Isso coloca em risco o abastecimento necessário para atender aos pacientes que dependem dessas doações para tratamentos e procedimentos médicos. Carla Luana ressalta que os tipos sanguíneos O+ e O- estão em nível crítico, enquanto os tipos A- e B- encontram-se em alerta para possível desabastecimento.

A profissional afirma que uma única doação pode ajudar até três pacientes, pois as bolsas de hemácias têm validade de 42 dias e o plasma pode ser armazenado por pelo menos um ano. "É crucial que as pessoas compareçam aos hemocentros antes dos feriados para garantir o abastecimento necessário e permitir um atendimento ininterrupto aos pacientes”, frisa.

A Pró-Sangue atualiza diariamente o estoque de sangue. Tipos como O-, O+ e B- historicamente demandam mais doações, devido à alta rotatividade desses tipos sanguíneos. Mensalmente, a Fundação coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue, atendendo a mais de 80 instituições de saúde da rede estadual, incluindo:

  • Hospital das Clínicas
  • Instituto do Coração
  • Instituto do Câncer de São Paulo
  • Hospital Dante Pazzanese

+Estado de São paulo cria mais de 47 mil empregos formais em setembro

Quem pode doar sangue?

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (com a primeira doação feita até os 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente.

Há impedimentos temporários, como resfriado, gravidez, amamentação, ingestão de álcool nas 12 horas anteriores à doação, entre outros, que são necessários para garantir a segurança do receptor e do doador.

Porém, há impedimentos definitivos, como evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, uso de drogas ilícitas injetáveis, entre outros fatores. A lista completa de requisitos e informações adicionais podem ser consultadas no site oficial da Fundação Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), incluindo os horários de atendimento dos postos de coleta.

É preciso agendar online a ida a um dos locais de coleta para doar sangue. As etapas da doação incluem:

  • cadastro
  • teste de anemia
  • sinais vitais e peso
  • triagem clínica
  • voto de autoexclusão
  • coleta
  • lanche
  • caminho da bolsa até a transfusão

Isenção em concurso público

O concurseiro que quer aproveitar a boa ação para se beneficiar na hora de prestar um processo seletivo devem pedir a declaração de doação para apresentar à banca organizadora. Além disso, em geral, a isenção só é concedida a quem doa com frequência.

Em geral, é exigida a comprovação de pelo menos duas doações nos últimos 12 meses anteriores à abertura do edital, mas para mulheres pode ser cobrada apenas uma. Essa previsão vem expressa no edital de abertura do concurso, por isso é importante ler com atenção o documento.

Quando não estão em tópico específico, as regras de isenção constam na parte de inscrição. O comprovante de doação é exigido para a concessão do benefício, por isso guarde o documento em local adequado para ter quando preciso. 

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.