A ideia é incentivar a chegada de mais pessoas para combater a diminuição da população. Várias cidades italianas já implementaram essa estratégia
Uma pequena cidade italiana localizada no sul do país, chamada de Presicce está pagando 30 mil euros, o equivalente a R$ 116 mil, valor suficiente para que possa comprar uma casa na vila, conhecida como a “cidade do ouro verde”. O termo é utilizado devido à localização geográfica da comunidade na região de Puglia. Por lá existem várias vilas que se estendem em colinas de terras agrícolas e ficam muito próximas de um litoral mediterrâneo pouco visitado.
A ideia deste projeto é incentivar a chegada de mais pessoas para combater a diminuição da população. Várias cidades italianas já implementaram essa estratégia, como o governo italiano da Sardenha oferecendo 15 mil euros às famílias. A vila de Santo Stefano di Sessanio promete até 52,5 mil euros, mais de R$ 300 mil na conversão direta, para novos moradores.
Como outros programas, o governo de Presicce exige que os residentes em potencial comprem uma casa para se tornarem oficialmente residentes da comunidade. A questão é que a casa deve estar abandonada e ter sido construída antes de 1991. Ou seja, serão gastos 116 mil reais na compra de uma casa e na reforma de estruturas, caso precise de reparos.
LEIA TAMBÉM
Uma casa de 46 metros quadrados em Presicce é vendida por cerca de 25 mil euros ou 138 mil reais. A vantagem é que as residências da cidade estão bem preservadas e os reparos podem não ser tão caros. A primeira formação de Presicce vem da Idade Média. Assim, há muitos jardins, vielas estreitas e inspirações artísticas que correm soltas pelas ruas.
Quem quiser saber mais sobre a cidade pode assistir ao filme britânico “Walking on Sunshine” (2014), que mostra as ruínas da igreja barroca e do palácio local.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.