Cerca de 3,2 milhões vão receber o cartão do Auxílio Brasil, que dá mais liberdade para uso do benefício e amplia a segurança das transações por conter chip. Senha pode ser cadastrada de forma online
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 12/07/2022, às 17h22
O Ministério da Cidadania lançou agora em julho um novo cartão do Auxílio Brasil, uma versão modernizada com chip e função débito, o que facilita a vida do benefíciário. Atualmente, o programa de transferência de renda do governo federal que substituiu o antigo Bolsa Família paga, mensalmente, uma quantia mínima de R$ 400 a mais de 18 milhões de famílias em todo o país.
Porém, neste primeiro momento, serão emitidos apenas 3,2 milhões de cartões. Foi dada prioridade para quem mora em municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa Econômica Federal, responsável pela produção e encaminhamento dos cartões; para famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital; e aqueles que tiveram o benefício concedido a partir de novembro de 2021.
Além de dar mais liberdade de uso para o portador do cartão, a iniciativa amplia a segurança das transações porque a tecnoclogia do chip de contato reduz riscos de clonagem, segundo divulgou o Ministério da Cidadania - pasta responsável pelo repasse da verba do programa.
Quem já recebeu o novo cartão do Auxílio Brasil via Correios pode cadastrar a senha nas unidades lotéricas, agências da Caixa e pelo aplicativo Caixa Tem, a partir da opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”. Feito isso, o cidadão pode usar a função débito para fazer compras sem burocracia em mercados, farmácias, lojas, postos de gasolina e todos os tipos de estabelecimentos que aceitam cartões na função débito.
LEIA TAMBÉM
Caso você não tenha sido contemplado nesse primeiro lote de remessa, fique tranquilo. Isso porque as outras maneiras para saque e uso do dinheiro continuam válidas. É possível movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem que dá acesso à conta poupança digital na qual o dinheiro é depositado. Há a opção de pagar contas, fazer transferências, conferir extrato e outros serviços. As parcelas do Auxílio Brasil ficam disponíveis para saque por até 120 dias.
+Aprovado empréstimo consignado para quem ganha Auxílio Brasil; Veja valor liberado
Confira abaixo as informações que estão presentes no cartão emitido pela Caixa:
Na parte da frente
Na parte de trás
+Trabalho escravo: idosa é resgatada em MG após 32 anos sem receber salário
Fazem jus à ajuda financeira o seguinte grupo:
O Governo Federal considera como família o núcleo composto por uma ou mais pessoas que formem um grupo doméstico, com residência no mesmo domicílio e que contribuam para o rendimento ou que dele dependam para atendimento de suas despesas.
O Auxílio Brasil usa os cadastros do Bolsa Família e do Cadastro Único. Para integrar o CadÚnico basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a um dos postos de atendimento do CadÚnico. É exigida a comprovação da situação de pobreza ou de extrema pobreza. O pagamento é efetuado, em geral, nos últimos 10 dias do mês, seguindo a ordem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.