MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Receita abre consulta ao 1º lote de restituição nesta quarta; Descubra como fazer

Consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda será liberada nesta quarta-feira (22), às 10h, pela Receita Federal; Saiba tudo

Celular aberto com o site da Receita Federal
Celular aberto com o site da Receita Federal - Shutterstock - Restituição do Imposto de Renda 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/05/2023, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir das 10h da próxima quarta-feira (24), a Receita Federal disponibilizará a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Esse lote contemplará aproximadamente 4,1 milhões de contribuintes que se enquadram em categorias prioritárias. 

Os idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição por meio do Pix, tem prioridade no recebimento. 

Esse primeiro lote é considerado o maior da história pelo órgão e distribuirá cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. O prazo para entrega da declaração do imposto teve início em 15 de março e terminará em 31 de maio, às 23h59. 

Para receber a restituição no primeiro lote, os contribuintes deveriam ter entregue a declaração no último dia 10 de maio. Até o momento, a Receita já recebeu mais de 27 milhões de declarações, e a expectativa é que esse número alcance 39,5 milhões até o fim do prazo. 

O calendário de restituição tem início no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo: 

  • 1º lote - 31 de maio;
  • 2º lote - 30 de junho;
  • 3º lote - 31 de julho;
  • 4º lote - 31 de agosto;
  • 5º lote - 29 de setembro.

+ Confira como empresários podem participar do programa Jovem Aprendiz Paulista

Saiba como consultar 

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.