MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Região Nordeste registra maior número de bebês hospitalizados por desnutrição

Índices de desnutrição de bebês no país são preocupantes. Os dados coletados no SIH ainda podem sofrer alterações devido a atrasos no acesso ao sistema

Índices de desnutrição de bebês no país são preocupantes
Índices de desnutrição de bebês no país são preocupantes - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/01/2023, às 19h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância) coletou dados do Sistema de Informações Hospitalares (SHI) do Ministério da Saúde sobre 2.754 crianças menores de um ano hospitalizadas por desnutrição. Esse número equivale a sete internações por dia em todo o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou essas internações em 2022.

No Brasil, cidades como São Paulo e Salvador se classificaram muito acima de outras regiões quando se trata de internações hospitalares. Eles tiveram 159 e 480 internações, respectivamente. Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância, acredita que isso ocorreu devido à desigualdade regional no Brasil.

No ano passado, o Norte tratou 328 hospitalizações semelhantes em hospitais. Eles atenderam 159 pacientes em Salvador e apenas uma em Cuiabá. Olhando para os principais centros de saúde do país, o Nordeste do país hospitalizou 1.175 internações hospitalares em 2022.

+++ Saiba como consultar aposentadorias do INSS com reajuste do mínimo

Índices de desnutrição de bebês no país são preocupantes

Os dados coletados no SIH ainda podem sofrer alterações devido a atrasos no acesso ao sistema, segundo um pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

“No cenário atual, embora o sistema registre uma pequena redução no número de internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição no país de 2021 para 2022, de 2.946 para 2.754 hospitalizações, podemos considerar que a tendência se mantém - o que é preocupante”.

Número de hospitalizações de bebês com menos de 1 ano por desnutrição, em 2022:

Veja dos dados por região:

Brasil2.754
Nordeste1.175
Centro-Oeste777
Sudeste 617
Sul 376
Norte 328

Veja os os dados por desnutrição na íntegra nos estados e capitais do país.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.