MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Registro de candidatos para as Eleições 2022 pode ser feito até segunda (15)

Até o momento foram registradas 10 candidaturas para presidente nas Eleições 2022. Veja os dados das candidaturas para deputado, senador e governador

As candidaturas para as Eleições 2022 ainda deverá ser julgada pela Justiça Eleitoral
As candidaturas para as Eleições 2022 ainda deverá ser julgada pela Justiça Eleitoral - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/08/2022, às 21h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo para partidos políticos, coligações e federações partidárias apresentarem o registro de candidatos para quaisquer cargos ​​nas Eleições 2022 termina na segunda-feira (15). O primeiro turno do pleito está marcado para dia 2 de outubro. No caso das disputas para governador e presidente, o segundo turno será realizado em 30 de outubro. Este ano, os eleitores ainda votam para senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

O prazo para o registro das candidaturas se encerra às 8h, no caso de ser feito pela internet, ou às 19hs, se a entrega de mídias com a documentação necessária for feita diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – se a candidatura for para presidente e vice – ou nos Tribunal Regionais Eleitorais (TREs) para os demais cargos.

Cada partido pode propor apenas um candidato a presidente, governador e senador, e seus respectivos suplentes. No caso de representação federal, estadual ou distrital, cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma.

+++Motoristas profissionais podem ganhar 15% adicional no salário. Entenda a proposta

Até o momento foram registradas 10 candidaturas para presidente nas Eleições 2022

No caso de eleições proporcionais – sejam federais, estaduais ou de representação distrital, a legislação determina que 30% dos candidatos apresentados por cada partido sejam mulheres. O ato de registro deve sempre incluir o nome afixado na urna, relação do patrimônio do candidato, fotografia recente nas especificações fornecidas pelo TSE, comprovante de criminalidade e alfabetização e demais informações e documentos.

Até agora, 10 candidatos se registraram para a presidência da República, cada um com os respectivos vices. Para governador, há 131 candidatos até agora, espalhados por todas as unidades da federação. No caso dos senadores, 142 se registraram.

Em termos de eleições proporcionais, 12.126 candidatos a deputado estadual, 7.985 candidatos a deputado federal e 336 candidatos a deputado distrital foram registrados até as 16h desta sexta-feira. Esses dados estão disponíveis em tempo real no sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral.

Uma vez apresentado, o registro ainda deverá ser julgado pela Justiça Eleitoral, que poderá aprová-lo ou não, conforme exigido por lei. O prazo para analisar todos os candidatos é 12 de setembro, 20 dias antes da eleição.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.