MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Resultado da isenção do Concurso Nacional Unificado sai nesta segunda; Veja prazo para recorrer

O resultado do pedido de isenção do Concurso Nacional Unificado está agendado para sair nesta segunda (29). Em caso de indeferimento, o candidato pode enviar recurso. Mais de 1 milhão já se inscreveu para o "Enem dos concursos públicos"

Pessoa preenche folha de resposta de concurso público
Pessoa preenche folha de resposta de concurso público - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/01/2024, às 23h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, será divulgado o resultado parcial referente aos candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado (CNU).

Os interessados que preencherem os requisitos estabelecidos em edital têm a oportunidade de serem isentos do pagamento da taxa, que varia de R$ 60 para cargos de nível médio a R$ 90 para cargos de nível superior.

Terão direito à isenção os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), aqueles que fazem ou fizeram ensino superior pelo ProUni ou Fies, e os doadores de medula óssea. 

Em caso de indeferimento do pedido, o candidato poderá recorrer contra o resultado até esta terça-feira, dia 30 de janeiro. O processo de análise recursal será concluído até o dia 5 de fevereiro e o resultado final será publicado em 6 de fevereiro.

Os candidatos cujos recursos forem negados têm até o dia 9 de fevereiro, último dia de inscrição no processo seletivo, para efetuarem o pagamento da taxa e concorrerem a uma das 6.640 vagas oferecidas pelos 21 órgãos participantes do concurso CNU.

+Concurso Nacional Unificado retifica os 8 editais; Confira todas as alterações

Cronograma para quem pediu isenção

  • 29/jan – Resposta se foi pedido foi aceito ou não
  • 30/jan – Prazo limite para recorrer do indeferimento da isenção
  • 6/fev – Resposta final sobre pedido de isenção
  • 9/fev – Prazo final para pagamento da taxa pelos que tiveram o pedido de isenção negado

Saiba como se inscrever

Para realizar a inscrição no Concurso Nacional Unificado, os interessado devem acessar a página do GOV.BR, fazer o login e seguir as instruções indicadas. Durante a inscrição, é possível escolher entre as carreiras, divididas em oito blocos temáticos.

O CNU permite a inscrição para a disputa por vagas em mais de um cargo, desde que pertencentes ao mesmo bloco temático. Destaca-se que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a múltiplos cargos, é necessário classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para a convocação e posse.

Até o momento, 1 milhão de pessoas já se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), marca atingida na última sexta (26). As inscrições, iniciadas em 19 de janeiro, permanecem abertas até 9 de fevereiro.

+Dinheiro Esquecido: aumentam golpes sobre valores a receber, alerta BC

Prova e resultados do Concurso CNU

 O CNU, conhecido como o "Enem dos concursos", selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, marcada para 5 de maio, será aplicada em 220 cidades em todo o país, com questões objetivas e dissertativas por área de atuação.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações está programada para 3 de junho, enquanto os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destaca que a execução do CPNU é crucial para a reconstrução do Estado brasileiro, promovendo a recuperação das capacidades governamentais e contribuindo para a construção de um serviço público alinhado com as necessidades do Brasil.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.