MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Rio registra sensação térmica acima dos 50°C pelo 3º dia CONSECUTIVO em onda de calor

O bairro de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, registrou uma sensação térmica acima dos 50ºC em um mais um dia da onda de calor

Cidade e termometro chegando aos 50ºC
Cidade e termometro chegando aos 50ºC - Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/11/2023, às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A cidade do Rio de Janeiro continua a enfrentar uma onda de calor sem precedentes, com a sensação térmica ultrapassando os 50 graus Celsius (°C) na manhã desta quinta-feira (16). A sensação de 50,6°C, que leva em consideração a temperatura e a umidade do ar, foi registrada em Guaratiba, na zona oeste, às 10h40. Nesse momento, a estação de meteorologia do bairro marcava 41,4°C.

Dia após dia, o bairro da zona oeste do Rio de Janeiro tem registrado sensações térmicas extremas, incluindo o recorde de 58,5°C na última terça-feira. No feriado de 15 de novembro, quarta-feira, a sensação térmica chegou a 55,6°C, às 11h05.

A previsão do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, era de que a temperatura máxima na cidade atingisse os 41°C nesta quinta-feira, com a umidade do ar variando entre 21% e 30%. No entanto, essa temperatura já havia sido superada em Guaratiba antes das 11h da manhã.

O céu variou entre parcialmente nublado e claro, e não houve previsão de chuva. Os ventos estavam fracos a moderados, com velocidades de até 51,9 km/h.

A onda de calor intensa que atinge principalmente o Centro-Oeste e o Sudeste do país é influenciada pelo fenômeno El Niño, que ocorre de forma particularmente intensa neste ano. Especialistas alertam que essas condições extremas podem se tornar mais comuns à medida que as mudanças climáticas continuam a afetar os padrões climáticos globais.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.