MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saiba como conseguir castração gratuita de cachorros e gatos em São Paulo

Castrar o animal de estimação é um ato de cuidado e responsabilidade, pois é benéfica para a saúde dos peludos. Veja como conseguir castração gratuita para cachorros e gatos

Três cachorros em cima da mesa e veterinário ao fundo
Três cachorros em cima da mesa e veterinário ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/01/2023, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Castrar o bichinho de estimação é importante não só para evitar a procriação indesejada e desordenada, mas também para prevenir alguns tipos de doenças que podem acometer os peludos. Em São Pauo, é possível conseguir castração gratuita de cachorros e gatos.

Entre os benefícios para as fêmeas estão não ficar expostas a infecções uterinas como, por exemplo, a piometra, uma doença muitas vezes silenciosa que pode levar à morte. Também não entram mais no cio, poupando seus donos de lidar com os períodos de sangramentos do animal e possíveis transtornos com outros cães.

Já nos machos, reduz-se a probabilidade de problemas de próstata e evita o câncer no testículo, além de diminuir significativamente a necessidade de marcar território pela urina. Portanto, a cirurgia é extremamente benéfica para a saúde dos animais.

Além de castrar sem cobrar nada por isso, a Prefeitura de São Paulo identifica os bichinhos por meio de microchip, aplica vacina contra a raiva e efetua o Registro Geral do Animal (RGA). Os serviços, todos gratuitos, estão disponíveis para os que têm idade entre três meses e 10 anos, desde que o tutor seja maior de idade e resida na Capital.

+Atenção: NÃO perca o prazo para efetuar o saque do FGTS de até R$ 6,2 mil

Castração gratuita de cachorros e gatos: procedimento

O pedido pode ser feito de forma online, sem sair de casa. Basta buscar o serviço "Castrar cães e gatos gratuitamente" no menu animais do Portal SP 156 e fazer o cadastro. Em seguida, é preciso preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar.

Também será necessário enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais. Confira abaixo a documentação exigida:

  • documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
  • comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
  • comprovante de vacinação contra raiva, quando houver; e
  • foto do animal (que constará na carteirinha).

O atendimento pode ser feito pelas clínicas veterinárias contratadas pela prefeitura. No momento do cadastro no Portal 156 para obter o Termo de Encaminhamento, os interessados devem escolher a clínica de sua preferência para a realização da cirurgia. O tempo médio de atendimento é de 10 dias, mas pode ultrapassar 45 dias. Veja aqui a estimativa de espera pela castração de acordo com a clínica.

+Feriado em São Paulo: confira TODAS as datas em que os trabalhadores terão folga em 2023

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.