MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

São Paulo cria mais de 500 mil vagas de empregos com carteira assinada; Veja destaques

Quem está em busca de vagas de emprego com carteira assinada pode emitir o documento online e aposentar a versão da carteira de trabalho em papel. Saiba como

Pessoa segura carteira de trabalho e notas de reais, com bandeira do estado de São Paulo ao fundo
Pessoa segura carteira de trabalho e notas de reais, com bandeira do estado de São Paulo ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/12/2023, às 23h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O estado de São Paulo comemora a criação de mais de meio milhão de vagas de emprego com carteira assinada nos primeiros 10 meses do ano de 2023, de acordo com dados da pesquisa Emprego Formal realizada pela Fundação Seade, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o levantamento, entre janeiro e outubro deste ano, foram gerados 69 mil novos postos de trabalho em outubro, representando um aumento de 0,5% em relação ao mês anterior. Esse crescimento reflete a soma de 621 mil admissões e 552 mil desligamentos durante o período analisado.

O governador Tarcísio de Freitas destacou o feito, afirmando: "Criamos mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em dez meses, todos os setores da economia foram contemplados com mais oportunidades no interior, litoral e grandes centros. O Governo de São Paulo é parceiro de quem produz e gera riquezas e vamos continuar movimentando as alavancas para o aquecimento cada vez mais expressivo do emprego, abrindo portas e gerando renda para a população."

Com esse desempenho, o estoque de empregos formais no estado alcançou a marca de 13,6 milhões, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

+Ótima notícia para quem prestar concurso público em São Paulo: salário acrescido em 60%

Vagas de emprego por setor

As variações positivas em outubro foram observadas nos setores da:

  • construção (0,7%)
  • serviços (0,6%)
  • comércio (0,5%)
  • indústria (0,3%)

Dentro do setor de serviços, as atividades administrativas e serviços complementares se destacaram, criando 27 mil novas vagas, seguidas por alojamento e alimentação, que geraram 3 mil postos de trabalho. Em termos absolutos, os números revelam a criação de 44.112 empregos em serviços, 13.935 no comércio, 5.405 na construção e 7.842 na indústria durante o mês de outubro.

Considerando o período dos últimos 12 meses, São Paulo registrou um saldo de 403 mil novos empregos, com um crescimento de 3,1%, muito próximo à média nacional de 3,4%. Esse saldo representa 28% do total de 1,5 milhão de novos empregos no país.

Todos os setores de atividade no estado mostraram resultados positivos na geração de empregos nesse período: serviços (239 mil), comércio (69 mil), construção (52 mil), indústria (29 mil) e agricultura (13 mil).

+Vaga de emprego: comércio deve contratar mais em 2024, segundo CNC

Desempenho por cidades

Os municípios que apresentaram os desempenhos mais expressivos de novembro de 2022 a outubro de 2023 foram:

  • a capital, com a criação de 128 mil empregos
  • cidades da Grande São Paulo, com 74 mil
  • municípios das regiões de Campinas (61 mil)
  • Sorocaba (21 mil)
  • São José dos Campos (21 mil)

Juntas, essas regiões respondem por 76% dos empregos gerados no território paulista, segundo a pesquisa Seade.

Carteira de trabalho digital

Com a modernização dos serviços públicos, fazer a Carteira de Trabalho Digital se tornou uma vantagem aos trabalhadores brasileiros, pois torna mais prático e acessível o acompanhamento das informações trabalhistas. É possível obter a sua carteira de trabalho online de forma rápida e simples, sem a necessidade de deslocamentos ou burocracias.

Quem está em busca de uma nova vaga de emprego com carteira assinada pode emitir o documento online, em poucos minutos, sem sair de casa e apresentar a versão digital quando passar na entrevista de emprego e for assumir o cargo, mesmo que tenha a versão física, em papel, sua apresentação é dispensável.

Para ter acesso à carteira digital, basta criar uma conta no Portal GOV.br e baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível para tablet e smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Não há a necessidade de anexar documentação, pois a carteira é gerada automaticamente para todos que têm CPF ativo. Veja o passo a passo:

  • No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
  • Depois clique em solicitar;
  • Por último, quero me cadastrar;
  • É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
  • Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
  • Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
  • O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
  • O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital;
  • Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.

Ao ser solicita pelo RH para o registro, basta informar que obteve a carteira de trabalho online e passar o número do CPF. O empregador vai inserir todas as informações do contrato no sistema eSocial (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos Públicos, Empregos e Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.