Quem ainda não aderiu ao saque-aniversário do FGTS consegue fazer o pedido agora e receber o benefício ainda neste mês. A adesão pode ser feita de forma online ou presencial. Saiba como
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 01/08/2022, às 19h14
Se você nasceu em agosto saiba que já é possível efetuar o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no valor de até R$ 3,9 mil, de acordo com o saldo existente na conta do fundo. Todo trabalhador com carteira assinada, seja da iniciativa privada ou da pública, recebe todo mês 8% do salário em forma de crédito no FGTS e parte pode ser retirada uma vez por ano, sempre no mês de nascimento.
Desta forma, não é preciso esperar ser demitido sem justa causa, aposentar-se ou se enquadrar nas demais situações que permitem o resgate para ter acesso ao dinheiro acumulado no fundo. Fique tranquilo que, mesmo que ainda não tenha optado pelo saque-aniversário, é fácil pedir a liberação para a Caixa Econômica Federal.
É possível aderir a essa modalidade de maneira presencial ou online, pelas seguintes vias:
Para receber a quantia ainda em 2022, é preciso fazer o pedido antes de acabar o mês de agosto. Caso contrário, a grana será liberada somente no aniversário do ano que vem. Uma vez liberado, o dinheiro fica disponível para retirada por até 60 dias após o mês de nascimento, retornando para o fundo de garantia em nome do empregado se não for sacado dentro desse prazo.
LEIA TAMBÉM
+Não caia em golpe: saiba o teor das perguntas feitas no Censo 2022, que começa hoje
Não é preciso sair de casa para conseguir o dinheiro. Basta acessar o aplicativo FGTS para consultar os valores e transferir a quantia disponibilizada para qualquer conta, independentemente do banco, sem custo. O valor estará disponível após 5 dias úteis. Quem tem senha do Cartão Cidadão pode fazer o saque também nas casas lotéricas e em terminais de autoatendimento.
+Trabalhadores podem sacar mais de R$ 560 milhões de Pis/Pasep esquecido; Saiba como
O saque-aniversário foi inserido pela Lei Federal 13.932/19. Portanto, é uma iniciativa recente do governo federal. Vale ressaltar que a escolha por essa via deve ser feita de forma consciente porque existem alguns pontos negativos. Entre eles:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.