O senador do PT está na cadeira desde 2019 após Fátima Bezerra vencer as eleições estaduais no Rio Grande do Norte
O senador do PT pelo Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, teve que renunciar ao seu mandato para ocupar a presidência da Petrobras, na última quinta-feira (26). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi aprovado, de forma unânime, pelo conselho de administração da estatal.
No lugar de Prates, entra o suplente do senador Theodorico Netto.
Ele entrou na política em 2014, como primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT). Prates ocupou de forma permanente a cadeira de senador após a eleição de Bezerra no governo estadual do Rio Grande do Norte em 2019.
No Senado, Prates foi líder da minoria, além de ter atuado como líder do PT no Congresso.
LEIA TAMBÉM
+Prova de Vida do INSS será automática? Veja as novas regras que já estão em vigor
Na atuação legislativa, o petista se destacou na área de energia, como o marco legal da energia do mar (PL 576/2021), para regular a titularidade e a outorga dos prismas marítimos para exploração de energia offshore; o projeto da lei do hidrogênio (PL 725/2022), para viabilizar o uso do elemento químico como fonte energética, e o marco legal da captura e do armazenamento de carbono (PL 1.425/2022).
O ex-senador foi relator do projeto de lei que cria regras para estabilização dos preços de combustíveis (PL 1.472/2021). O senador já se manifestou contrário à política de paridade de preços de importação adotada pela Petrobras em 2017.
Segundo Prates, o mercado brasileiro fica sujeito a todas as oscilações do preço internacional, como se a Petrobras fosse integralmente privada.
+Caixa libera novo lote do Bolsa Família; veja como receber
O ex-senador foi indicado de forma interina até o mês de abril para ocupar o lugar de Caio Paes de Andrade, que renunciou ao cargo para trabalhar no governo de São Paulo. Em abril, deve ocorrer a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para efetivar o nome Prates para um mandato de dois anos.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.