MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Serviços são destaques do PIB, mas resultados do agronegócio decepcionam; entenda o motivo

O Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador econômico responsável por soma toda a riqueza produzida por um país por um determinado período do tempo

Serviços são destaques do PIB, mas resultados do agronegócio decepcionam; entenda o motivo
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/03/2023, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foram divulgados os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil do ano de 2022. O resultado venho um pouco mais fraco do que esperado, uma alta de 2,9%, por conta da desaceleração de 0,2% da atividade econômica no quarto trimestre de 2022. O Brasil totalizou um PIB de R$ 9,9 trilhões. Já o PIB per capita alcançou R$ 46.155 no ano passado, um avanço, em termos reais, de 2,2% em relação ao ano anterior.

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (02), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que são de origem do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

+Lula anuncia novo Bolsa Família 2023 e prioridades do Governo Federal

Em relação aos dados, o crescimento da economia brasileira foi puxado pelo avanço dos serviços (4,2%) e indústria (1,6%), que representam 90% do indicador. Já o agronegócio caiu 1,7% em 2022.

Desses 2,9% de crescimento em 2022, os serviços foram responsáveis por 2,4 pontos percentuais. Além de ser o setor de maior peso, foi o que mais cresceu, o que demonstra como foi alta a sua contribuição na economia no ano”, disse, em nota, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

As duas atividades que mais chamam atenção estão entre as que mais cresceram em 2021, após as quedas de 2020: transportes e outros serviços, que inclui categorias de serviços pessoais e serviços profissionais. Foi uma continuação da retomada da demanda pelos serviços após a pandemia de covid-19. Em outros serviços, podemos destacar setores ligados ao turismo, como serviços de alimentação, serviços de alojamento e aluguel de carros”, acrescentou Rebeca.

+Senado reduz a própria jornada de trabalho presencial para apenas três dias

O que fez o agro cair?

O IBGE cita que a queda do agronegócio foi motivada pelo decréscimo de produção e perda de produtividade, sobretudo a soja, que é a principal commodity agrícola brasileira. 

“A soja, principal produto da lavoura brasileira, com estimativa de queda de produção de 11,4%, foi quem mais puxou o resultado da agropecuária para baixo no ano, sendo impactada por efeitos climáticos adversos”, explicou a pesquisadora.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.