MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sisu 2023: candidatos em lista de espera são convocados; Saiba como consultar

Lista de espera do Sisu 2023 para cursos de ensino superior ofertados no primeiro semestre foi divulgada nesta segunda (13); candidatos já podem conferir

Estudantes
Estudantes - Freepik - Sisu 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/03/2023, às 20h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Sisu 2023 (Sistema de Seleção Unificada) divulgou nesta segunda-feira (13) a lista de espera para cursos de ensino superior em instituições públicas ofertados no primeiro semestre. Com isso, os candidatos já podem conferir para saber se foram convocados. 

Para ter acesso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A partir de hoje, as instituições de ensino iniciam a convocação dos selecionados para as vagas remanescentes do Sisu 2023. 

Na edição deste ano, foram disponibilizadas 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, tendo a participação de 63 universidades federais.

As instituições se utilizam da lista de espera para preencher as vagas não ocupadas durante a chamada regular. A partir disso, as Universidades divulgam nos próprios sites as informações sobre a etapa de seleção. 

Segundo o Ministério de Educação, ouvido pela Agência Brasil, o candidato tem a responsabilidade de acompanhar "as convocações efetuadas pela instituição para a qual se inscreveu e das disputas de vaga pela lista de espera”.

Além disso, é necessário observar os prazos, procedimentos adotados e documentos a ser exigidos no edital de cada faculdade na qual o estudante pretende se matricular e, ainda, ficar atento aos horários e locais de atendimento. 

+ CGU LIBERA cartão de vacinação de Bolsonaro

Afinal, o que é o Sisu?

O Sisu reúne vagas de oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, principalmente instituições federais (universidades e institutos). O sistema seleciona os alunos com base nas notas do Enem. 

As inscrições para participar do Sisu são gratuitas e devem ser feitas totalmente online. Após a inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso dentre os cursos oferecidos em cada processo seletivo do Sisu. As opções do curso podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, verificando a última inscrição cadastrada.

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do Sisu, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e que os participantes tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Neste caso, o sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso periodicamente. Essa nota consiste na menor pontuação para o candidato ficar entre os selecionados de um determinado curso, considerando o número de vagas e total de candidatos inscritos. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.