MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sisu 2024: inscrições começam nesta segunda-feira, não perca a chance!

As inscrições para o Sisu 2024 começam nesta segunda-feira (22) e vão até sexta-feira (25); Sistema oferta vagas para Instituições públicas de ensino

Estudante
Estudante - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/01/2024, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o Sisu 2024 começam nesta segunda-feira (22) e vão até sexta-feira (25). O sistema seleciona estudantes para vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. 

Para se inscrever, é necessário ter participado do Enem 2023, obtido nota maior do que zero na prova de redação e não declarado estar na condição de treineiro. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior por meio deste link

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Como a nota é utilizada?

O sistema utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas, por curso e modalidade de concorrência. As vagas são distribuídas conforme determina a Lei de Cotas e de acordo com políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades.

Os resultados da primeira chamada do Sisu devem ser divulgados no dia 30 de janeiro de 2024 e as matrículas acontecem do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

+ Bolsa Família 2024: mães de bebês de até 6 meses recebem adicional de R$ 50

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. O processo seletivo é feito duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota maior do que zero na redação. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição. A seleção é feita com base na nota do Enem, considerando a média das provas e a modalidade de concorrência escolhida.

As vagas do Sisu são distribuídas conforme determina a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, as instituições podem adotar políticas e ações afirmativas para atender a outros grupos, como estudantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda.

O resultado do Sisu é divulgado em duas chamadas, com datas definidas pelo MEC. Os candidatos selecionados na primeira chamada devem realizar a matrícula na instituição de ensino escolhida. Os candidatos não selecionados podem manifestar interesse na lista de espera, que é divulgada após a segunda chamada.

O Sisu é um importante instrumento para democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil. O sistema permite que estudantes de todo o país, independentemente da sua condição socioeconômica, tenham a oportunidade de ingressar em uma universidade pública.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.