MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Tarifa zero nos ônibus de São Caetano do Sul em SP: veja como funciona

Município de São Caetano do Sul em SP passa a aplicar tarifa zero nos ônibus a partir desta quarta-feira (1º); Veja todos os detalhes sobre a nova norma

Passageiros dentro de um ônibus
Passageiros dentro de um ônibus - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/10/2023, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O município de São Caetano do Sul, no ABC paulista, se tornou o primeiro do Brasil a implantar a tarifa zero nos ônibus municipais. A medida, que entra em vigor nesta quarta-feira (1º), não vale para ônibus da EMTU e da CPTM, que rodam na cidade, mas são administrados pelo governo estadual.

A gratuidade nos ônibus municipais foi aprovada pela Câmara de São Caetano a toque de caixa, em sessão extraordinária na última sexta-feira (27), por unanimidade. O projeto enviado pelo Executivo começou a tramitar na Casa apenas dois dias antes.

Segundo cálculos da gestão José Auricchio Júnior (PSDB), ouvido pelo jornal Folha de S. Paulo, o subsídio à Viação Padre Eustáquio, a única a operar no município, custará R$ 2,9 milhões ao mês. Atualmente, a passagem custa R$ 5 e o serviço é usado diariamente por 15 mil usuários.

A medida foi elogiada por especialistas em mobilidade urbana também ouvido pelo jornal, que destacaram os benefícios sociais, econômicos e ambientais da tarifa zero. No entanto, também há críticas, que apontam para os custos da medida e para a necessidade de garantir a qualidade do serviço.

+ Copom se reúne nesta semana para reduzir a taxa Selic; veja qual será a redução

Veja benefícios da tarifa zero

  • Melhora a mobilidade urbana - a tarifa zero torna o transporte público mais acessível, o que pode incentivar o uso do ônibus e reduzir o trânsito;
  • Reduz a desigualdade social - a gratuidade no transporte público beneficia especialmente as pessoas de baixa renda, que têm mais dificuldade de arcar com os custos do transporte;
  • Contribui para a proteção do meio ambiente - a tarifa zero incentiva o uso do transporte público, que é mais sustentável que o carro.

Quem irá arcar com os custos da tarifa zero?

  • O subsídio municipal - o município terá que arcar com os custos da gratuidade, que podem ser significativos;
  • A redução da receita da concessionária - a gratuidade pode reduzir a receita da concessionária, que pode ser obrigada a reduzir o serviço ou aumentar os custos para os usuários.

A implantação da tarifa zero em São Caetano do Sul é um passo importante para a mobilidade urbana da cidade. No entanto, é preciso avaliar os custos e benefícios da medida para garantir que ela seja um sucesso.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.