MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Tem dívidas com o Fies? Governo federal libera renegociação com descontos de até 92%

Governo federal destaca que apenas 10% dos beneficiários que têm dívidas no Fies fizeram a renegociação até o mês de abril

Página do Fies na Internet
Página do Fies na Internet - Agência Brasil

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/07/2022, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Entrar no ensino superior é o sonho de milhões de jovens no Brasil. Contudo, o acesso para a faculdade não é fácil para todas as pessoas. Com isso, milhares de estudantes optaram por financiar os seus estudos com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Mas com a atual dificuldade econômica do país, muitos deles não estão conseguindo honrar os seus compromissos e estão com dívidas longas com o governo federal. 

Diante dessa situação, o Ministério da Educação (MEC) autorizou as renegociações das dívidas até o dia 31 de agosto com descontos que podem chegar até 92%. 

Até o mesmo de abril, mais de 127 mil estudantes com contratos inadimplentes junto ao Fies pediram para renegociar os contratos. 

Com este movimento, cerca de R$ 105 milhões em valores já foram pagos, conforme aponta um levantamento em conjunto do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal. Entretanto, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) alerta que até o mesmo de abril, somente 10% dos inadimplentes resolveram a sua pendência. Sendo que mais de 1,3 milhão de estudantes ainda têm dívidas relacionadas ao Fies. 

+Ainda não sacou o PIS/Pasep? Veja como pegar o abono salarial de 2022

Para ampliar este número, o governo federal relata que podem participar da renegociação beneficiários com contratos do Fies firmados até o final de 2017, que estejam na fase de amortização e que estivessem com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas a contar da publicação da medida, em 30 de dezembro do ano passado. 

Para dívidas com mais de 360 dias de atraso, o desconto no saldo devedor é de 92% para inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021 e de 86,5% para os demais. Além disso, o saldo remanescente poderá ser parcelado em até dez vezes. Para contratos com atraso no pagamento entre 90 e 360 dias, a medida prevê parcelamento em até 150 vezes ou desconto de 12% para pagamento à vista, com isenção de juros e multas.

Se eu tenho dívida no Fies, como posso fazer a renegociação do Fies

O processo de renegociação é feito de forma digital. Na Caixa, deve ser feito no site do banco estatal mesmo. Enquanto que no BB, a renegociação pode ser realizada no aplicativo do banco (disponível para Android e iOS), clicando em ‘soluções de dívidas’. Após o pagamento do valor da entrada, os beneficiários e seus fiadores são retirados dos cadastros restritivos de crédito.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.