MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Tem dúvidas sobre as pesquisas eleitorais? Conheça o perfil dos entrevistados

As pesquisas eleitorais projetam cenários sobre candidatos em disputa ao pleito eleitoral; conheça o perfil dos entrevistados da última pesquisa XP/Ipespe

Um homem segura e digita os botões do telefone
Um homem segura e digita os botões do telefone - Canva - Pesquisas Eleitorais

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/06/2022, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As pesquisas eleitorais são como um termômetro projetando possíveis cenários sobre candidatos que concorrem ao pleito eleitoral. No caso da XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (3), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança com 45% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Veja detalhes. 

Em relação às eleições que estão marcadas para o dia 2 de outubro, Lula segue na frente na intenção de voto dos eleitores com até dois salários mínimos. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) está com 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) responderam por 2%. O tucano anunciou na segunda-feira (23) que não vai mais concorrer ao Planalto. 

Já viu? +++ Pesquisa eleitoral: Lula dispara entre eleitores com até dois salários mínimos

Pesquisas eleitorais: conheça o perfil dos entrevistados; veja 

O perfil dos entrevistados da pesquisa XP/Ipespe é formado em grande parte por mulheres, com idade entre 35 a 54 anos, possuindo ensino médio completo, com renda familiar de até dois salários mínimos, tendo trabalhado e residindo na região Sudeste. Em 2018, a maioria votou em Jair Bolsonaro (PL). 

Ainda em relação à pesquisa, ela tem amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País, contendo informações como sexo, idade, localidade, instrução, renda e recall do voto presidencial de 2018. Os entrevistados foram ouvidos por telefone por meio do Sistema CATI Ipespe. 

A margem de erro é estimada em 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de 95,5% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02893/2022. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.